Subscribe:

Ads 468x60px

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

modo de fazer sabonete caseiro



primeira parte



Não deixe a temperatura da água muito quente, para evitar que a glicerina ferva.Ou deixe em banho-maria na panela de ágata até derreter a glicerina.

Retire do forno, coloque o corante aos poucos até atingir a cor desejada.
Espere esfriar um pouco, até formar uma nata fina em cima de glicerina. Caso não faça isso a essência e o extrato (se estiver usando) irá evaporar e seu sabonete não ficará perfumado.

Adicione a essência e mexa com o bastão de vidro. Evite mexer muito pois poderá fazer espuma. Borrife com álcool de cereais para retira-la (se necessário).

Segure com o bastão de vidro a película que se forma e despeje o líquido na forma escolhida.
Espere secar por mais ou menos 30 minutos (depende da quantidade utilizada) e desenforme.
Se necessário retire as rebarbas com uma faca sem serra.

Para decoração, no caso dos sabonetes em formato de doces, derreta 10 gr de glicerina, espere esfriar um pouco e jogue aos poucos sobre o sabonete já desenformado, dando a forma de calda escorrida.

Espere umas duas horas antes de embrulhar os sabonetes.
Coloque em cestinhas, caixas ou sacos de celofane.

Dicas:

1- Procure combinar os corantes com as essências, pois fica mais fácil na hora de identificar. Por exemplo:

Azul: Jaborandi ou Algas Marinhas
Vermelho: Rosas ou Ylang-Ylang
Amarelo: Camomila ou Maracujá
Laranja: Flor de laranjeira ou Pêssego
Verde: Maçã Verde ou Erva Cidreira
Rosa: Baby ou Mamy
Lilás: Jasmim

2- Não coloque os sabonetes para secar na geladeira ou ao vento, pois a base transpirará.

3- Evite deixar cair a nata que se formou no derretimento , segurando com uma colher. Assim o sabonete ficará mais liso.

4- Ao enformar os sabonetes, borrife mais um pouco de álcool de cereais para retirar a espuma que se formou e evitar a formação de bolhas. Se a espuma não sair, retire com auxilio de uma faca. A película que se forma, não é necessário tirar, pois logo se formará outra.

5- A espuma ou a camada esbranquiçada que se forma, não deve ser reaproveitada.
Já as rebarbas ou sabonetes que não ficaram ao seu gosto, podem ser manipulados novamente.
fotos meramente ilustrativa

Sabonetes caseiros


ESSÊNCIAS
As essências são compostas por óleos essenciais e outras essências sintéticas produzidas em laboratórios que buscam reproduzir de forma mais barata alguns aromas, devido ao alto custo dos óleos essenciais puros, também buscam recriar aromas sofisticados para o ramo da perfumaria. Nestas ao contrário dos óleos essenciais puros não se encontram propriedades terapêuticas. Sua função é unicamente aromatizante. Não utilize essência para velas, aromatizadores ou produtos de limpeza, porque não são essências elaboradas para uso na pele.
RECEITAS

Sabonetes caseiros - RECEITA BÁSICA

Ingredientes:
1 kg de base de glicerina para sabonetes (branca ou transparente)
Essência para sabonetes – 30 ml
Corante alimentício
Álcool de cereais

PARA 1KG DE GLICERINA USAR 30 ML DE ESSÊNCIA
Obs.: Algumas essências são mais fortes que outras, dependendo da qualidade. Procure dosar ao seu gosto, não sendo necessário seguir a risca a quantidade especificada acima.
Colocar a quantidade de corante necessária até atingir a cor de sua preferência.

Material:
Formas de silicone, plástico ou qualquer material que seja maleável.
Copos graduados ( para uso no microondas)
Colheres plásticas descartáveis ou bastão de vidro.
Panela de ágata (se for derreter em banho-maria)
NUNCA USAR METAL OU ALUMÍNIO
Borrifador para o álcool de cereais

Modo de Fazer:
Pique a glicerina em pedaços pequenos.
No microondas:
Coloque no copo graduado e leve ao microondas em potência alta. O tempo será determinado pela quantidade que você for utilizar. Por exemplo, para cada 100 gr de glicerina, coloque 15 segundos, abra o microondas e verifique se já está liquida. Se necessário, vá colocando mais 10 segundos por vez, até atingir o ponto.
Importante: Não deixe ferver pois a glicerina perde a transparência.

ÓLEOS ESSENCIAIS









Os Extratos são substâncias que são obtidas por maceração, infusão, decocção ou mais freqüentemente, por percolação (através de um aparelho chamado percolador) da planta mediante um solvente (água, álcool, éter) e sucessiva evaporação parcial ou total do próprio solvente. Os extratos glicólicos são os mais utilizados para uso em sabonetes e produtos de perfumaria.

Os Extratos são substâncias que são obtidas por maceração, infusão, decocção ou mais freqüentemente, por percolação (através de um aparelho chamado percolador) da planta mediante um solvente (água, álcool, éter) e sucessiva evaporação parcial ou total do próprio solvente. Os extratos glicólicos são os mais utilizados para uso em sabonetes e produtos de perfumaria.

ÓLEOS ESSENCIAIS
Os óleos essenciais são substâncias gordurosas que concentram vitaminas, hormônios, anti-sépticos e um complexo de compostos vegetais, ou de resinas e que desempenham um papel importante na bioquímica da planta. Além de odoríferos são altamente voláteis com consistência mais aquosa que os óleos convencionais, muito sensíveis ao ar, luz, calor e umidade e para preservar suas qualidades terapêuticas, devem ser mantidos em vidro ambâr, bem fechados. São extraídas das flores, folhas, raízes, cascas, frutos e das sementes, através de processos variados e sua utilização com finalidade terapêutica é conhecida como Aromaterapia. Atualmente suas propriedades terapêuticas têm sido

muito difundidas embora muitos deles tenham preços proibitivos. Aconselho a você que não tenha conhecimento sobre os óleos essenciais, que procure um bom livro para informar-se sobre as características e efeitos de cada óleo que se pretenda usar, pois muitos podem ser perigosos para alguns tipos de pessoas, como os cardíacos ou as grávidas. Óleos essenciais são extremamente fortes. Você pode fazer uso de alguns deles nos sabonetes, desde que respeite suas indicações e contra indicações, sendo bastante criterioso. Seu uso na pele deve ser feito, somente após diluição em óleo carreador de boa procedência.

Dicas e Truques


Mantenha seus utensílios sempre limpos. Guarde a base sempre bem embrulhada em plástico para que esta não se desidrate.

Para comercializar seus produtos sempre coloque a data de fabricação e o prazo de validade, além dos elementos que os compõem.

Dicas e Truques

Para facilitar a remoção do sabonete da fôrma e conservar...
As formas de acetato duram por mais tempo, se você , antes de retirar da fôrma, colocá-los no freezer por uns 30 min, (forma pequena), os sabonetes se desenformarão com mais facilidade sem ter que ficar apertando e entortando as fôrmas, conservando-as por mais tempo.
Para utilizar sementes de linhaça e amêndoas doces cruas no sabonete você deve desidratar.
Faça da seguinte forma:
Ligue o forno em fogo alto e deixe aquecendo por 10 minutos. Espalhe em uma assadeira as sementes e amêndoas , coloque a assadeira no forno e desligue, deixe-as até que o forno esfrie completamente. Feito isso, coloque-as no liqüidificador e processe até que fiquem na granulagem que deseja, guarde em potes herméticos e conserve em local fresco.
Medidas e Equivalências
1 colher sopa = 15 ml
1 colher chá = 5 ml
1/2 colher chá = 2,5 ml
1/4 colher chá = 1,25 ml
3 colheres chá = 1 colher sopa
88 gotas = 1 colher chá (varia conforme a substância)
O que você deve observar antes de comprar a base glicerinada:
Existem no mercado algumas variedades de bases glicerinadas, muitas delas têm melhorado bastante em qualidade frente a um mercado de consumidoras cada vez mais exigentes, mesmo assim seja bastante criteriosa ao escolher e procure observar :
• Uma boa base glicerinada é aquela que não produz odor desagradável, muitas que contém em sua composição gordura animal e outros ingredientes de má qualidade, tendem a apresentar este inconveniente.

• Outra coisa a observar nas bases transparentes é se a base apresenta flocos ou tufos foscos ou esbranquiçados, estas bases tendem a não dar boa transparência

Apostila de Sabonetes Artesanais



Apostila de Sabonetes Artesanais

Passo a Passo

Passo 1: Pese a quantidade de base glicerinada necessária para a receita, corte em pedaços pequenos e coloque tudo dentro de uma panelinha esmaltada ( de ágata) ou inox e coloque em banho Maria para derreter.
Dica: Nunca utilize recipientes de alumínio. Não deixe aquecer mais do que 70ºC, para não "queimar" a base, isto pode acarretar problemas no sabonete tais como aroma desagradável ou sabonetes que suam ou ficam constantemente molhados.
Se a quantidade for pequena o suficiente para 1 ou 2 sabonetes pequenos, você pode derretê-los no microondas colocando em pote de plástico próprio para microondas. ( Inicie colocando em intervalos de 15 segundos( varia conforme o aparelho). Derreta a glicerina por completo.
Passo 2: Enquanto derrete a glicerina ou mesmo antes , separe os ingredientes que serão utilizados e tudo a mão: os aditivos, corantes, essências e fôrmas.
Passo 3: deixe amornar um pouco, mas não o suficiente para começar a endurecer, com o tempo você vai pegando prática, mesmo porque, este ponto varia conforme a base e o fabricante. Adicione os aditivos como extratos líquidos e óleos vegetais, também as manteigas de cacau ou cera de abelha previamente derretidas em recipiente separado.
Passo 4: Adicione o corante líquido, que pode ser alimentício ( estes tendem a desbotar mais rápido) ou os próprios para sabonetes à base de água.
Dica: lembre-se de que alguns extratos dão côr e conforme o corante que se utiliza pode dar um resultado diferente daquela esperada.
Passo 5: Adicione essência própria para sabonete, a proporção geralmente é de 25ml para cada Quilo de Base, esta proporção varia para mais ou para menos conforme a essência escolhida, o fabricante e seu gosto. Mexa lentamente para não formar muita espuma.
Dica: Não utilize essência para velas porque não são essências aprovadas para uso na pele. Não coloque a essência com a glicerina muito quente, pois, com o calor a essência tende a evaporar e se dissipar, pois elas contém elevado teor alcoólico, o mesmo ocorre com os extratos glicólicos.
Passo 6: Derrame nas forminhas, caso se formem bolhas, você pode dissipá-las borrifando um pouco de álcool de cereais. Aguarde o endurecimento.(em torno de 20 minutos para as forminhas pequenas).
Dica: Evite um local com muita corrente de ar para fazer seus sabonetes, não os coloque na geladeira para acelerar o endurecimento, sabonetes não são como gelatina que endurecem com o frio, eles endurecem pelo processo da massa mesmo. O que você pode fazer é colocá-los na geladeira após seu endurecimento por uns 20 min. ou meia hora para facilitar sua retirada do molde, caso isto não esteja acontecendo com facilidade.
Passo 7: Embale os em filme de PVC.
Dica: No caso de se formarem algumas bolhas de ar entre o filme e o sabonete, comprometendo seu acabamento, fure o filme de PVC com a pontinha de uma agulha e passe um pano expulsando a bolha, cuidado para não forçar e marcar o sabonete.
Passo 8: Coloque todos os utensílios de molho em água quente de preferência.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

FLOR DE LARANJEIRA


FLOR DE LARANJEIRA - O banho com esta erva dá uma gostosa sensação de frescor e descanso. A flor de laranjeira é também adstringente e fecha os poros excessivamente dilatados.
MELISSA - Também conhecida como erva-cidreira, proporciona um banho repousante e perfumado. Tomado antes de dormir, garante um sono tranqüilo.


Sabonetes

O sabonete líquido tem custo maior do que o em barra, principalmente devido ao valor da embalagem. Mas, se analisarmos as vantagens deste, vemos que vale a pena gastar um pouco mais.
Uma das principais vantagens dos sabonetes líquidos em relação ao de barra é que não há contato manual direto com o interior da embalagem. No caso do sabonete em barra, uma parte dos microorganismos presentes nas mãos acaba depositada em sua superfície ao se manuseá-lo.
A diferença básica entre os dois tipos de produtos diz respeito a sua composição. A forma líquida contém substâncias tensoativas responsáveis por quebrar a tensão superficial das gorduras sobre a pele em sua ação de limpeza. Substâncias emolientes, princípios ativos e conservantes também estão presentes em sua formulação. Por isso, acumulam função de tratamento e, às vezes, funcionam até como esfoliantes. Já o sabonete em barra é composto por hidróxido de sódio e gorduras, responsáveis por sua consistência. São alcalinos, enquanto o tipo líquido costuma ser neutro, com texturas e propriedades mais suaves para a pele.
A neutralidade do sabonete líquido é medida pelo índice de pH, equilíbrio natural de acidez. A pele humana tem pH de 5,5 e para ser considerado neutro, um sabonete deve ter pH igual ou inferior a 7. As matérias-primas responsáveis pela consistência dos sabonetes em barra geralmente contém pH maior do que esse valor. Justamente por não apresentarem essas substâncias, os líquidos são de fato mais neutros e menos agressivos. Quanto ao fator de eficiência da limpeza, porém, ambos os tipos se equivalem.
O ideal é usar tipos específicos para face e corpo. Nunca use um sabonete hidratante no rosto se você tem tendências ter espinhas, nem um sabonete que diminui a oleosidade da pele no corpo caso você tenha tendência à pele ressecada. O uso indevido produz descamações, ressecamento, vermelhidão, eczemas e o aparecimento de espinhas.
É preciso adequar o tipo de sabonete ao seu tipo de pele. Veja os principais tipos de pele e os cuidados:
Seca – Deve evitar o uso de sabonetes, principalmente os que ressecam, pois durante a limpeza retiram também a oleosidade natural. O melhor é utilizar produtos que possuam princípios ativos emolientes ou hidratantes, como a manteiga de cacau, a lanolina ou o óleo de amêndoas doce.
Oleosa - Esse tipo de pele necessita de muita limpeza por causa do excesso de oleosidade. Água e sabonete em abundância são aliados da pele oleosa. Os produtos feitos de arnica, hamamélis e enxofre são os mais indicados.
Normal – Precisa de produtos que mantenham o equilíbrio natural desse tipo de pele. Sabonetes com extrato de erva-doce ou, ainda, os infantis e glicerinados, que também possuem substâncias umectantes, são os mais indicados.
Sensível - Sabonetes com mel, óleos vegetais e camomila são os mais indicados.
Com acne - Produtos que higienizam, descongestionam e possuem ação anti-séptica são os ideais. Recomendamos os de arnica, hamamélis e enxofre.
Com rugas - Para suavizá-las, o ideal são os sabonetes líquidos com ácido glicólico, pois estes auxiliam a renovação das células mortas.


Extrato Eucalipto

Para problemas respiratórios como: congestão nasal, sinusite, asma e bronquite. Útil também em problemas de mau cheiro nos pés.
Desinfetante das vias respiratórias, febrífugo, balsâmico, emprega-se também nas lavagens intestinais e irritações vaginais. Ótimo para desinfetar o ambiente.

Banho de ervas


Banho de ervas

Você chega em casa após um dia de trabalho estafante. Se não se cuidar bem, o cansaço, somado à poluição, pode lhe trazer sérias conseqüências.
Reserve-se o direito de relaxar e de cuidar de si mesma. Dê-se de presente banhos relaxantes, revigorantes, grandes auxiliares nos cuidados da sua beleza.
Banhos de erva são um grande aliado, mas que sejam de pelo menos uma hora, para que você aproveite ao máximo seus efeitos benéficos.
As ervas são encontradas em farmácias ou em casas de produtos naturais. Faça uma infusão com 3 colheres (sopa) da erva escolhida em 2 copos de água. Coe e acrescente a infusão à água do banho.
CAMOMILA - Os resultados desse banho você nota imediatamente, pois ele dá profunda sensação de repouso e faz uma limpeza completa em sua pele. Para aproveitá-lo ainda mais, umedeça dois chumaços de algodão na água do banho e coloque-os sobre os olhos; eles ficarão claros e brilhantes.
HORTELÃ - Perfeita para tonificar os músculos e renovar as energias. Além disso, a hortelã contribui para amaciar a pele e tem um excelente efeito desodorizante.
ORÉGANO - Você conhece mais como tempero, mas ele também é ótimo para banhos. Indicado para aliviar dores musculares e reumáticas.
ALFAZEMA - O banho de alfazema tem uma grande vantagem, pois você já sai dele suavemente perfumada. Para hidratar o corpo, pingue na água do banho 5 ou 6 gotas de óleo de amêndoa doce.
SÁLVIA - Erva de efeito antiinflamatório, que ajuda a combater cravos e espinhas. O banho de sálvia é recomendado especialmente para quem tem pele oleosa.

Sabonetes com aditivos


Sabonetes com aditivos

Você poderá utilizar ervas, brinquedos ou, até mesmo, pedaços de outros sabonetes para fazer o seu sabonete.
A diferença está na hora de colocar a base na forma.
Derrame um pouco da glicerina derretida na forma;
Coloque as ervas, ou o que escolheu para compor o seu sabonete;
E termine de derramar o resto da glicerina;
Espere secar, desenforme e embale.
Ervas têm efeitos terapêuticos, procure sempre saber sobre a erva que está utilizando.
Para utilizar restos de sabonetes ou mini-sabonetes em seu produto final, prefira aqueles que foram feitos, pelo menos, dois dias antes, pois diminui a chance de derreter e manchar o seu sabonete.
A glicerina a ser utilizada neste sabonete deverá estar morna para não provocar o derretimento do elemento incluso.
Ao utilizar brinquedos nos sabonetes escolha aqueles feitos de borracha para não machucar na hora do uso.


Como tornar branca a sua base

Coloque a base glicerinada picada no banho-maria, a acrescente mais ou menos 10 gramas de “dióxido de titânio” para cada Kg de base glicerinada, misture até dissolver totalmente o pó.
Está pronta a base branca que deseja.

Parte I – Para iniciantes na arte de confeccionar sabonetes


Parte I – Para iniciantes na arte de confeccionar sabonetes


Materiais Básicos

Base glicerinada para sabonete;
Álcool de cereais (depende da base a ser utilizada);
Ervas (se necessário);
Formas de silicone, para bombons e/ou cortadores de biscoitos;
Essências;
Extratos (também se necessário);
Corante;
Panela esmaltada;
Panela funda para Banho-Maria;
Bastão de vidro (ou colher de pau desde que seja uma para cada essência).


Materiais para embalagem e enfeites

Caixas (madeira, papelão, papel reciclado, etc.);
Sementes, conchas, estrela do mar, etc;
Palha da costa;
Folhas e flores desidratadas;
Papel filme ou celofane (transparente/colorido);
Fitas, barbantes, ou laços prontos;
Cestas de vime, palha ou até mesmo jornal;
Potes de barro;
Vidros;
Pedrinhas coloridas;
Juta;
Areia colorida;
Latas;
Entre outros materiais a seu critério.


Fazendo os sabonetes

Coloque a panela esmaltada em banho-maria, em fogo baixo;
Em seguida coloque a base glicerinada picada dentro da panela;
Espere derreter a base (obs: não mexer a base enquanto derrete, pois poderá formar espuma);
Retire do fogo a base e acrescente o corante imediatamente;
Finalmente acrescente a essência e coloque na forma desejada;
Borrifar álcool de cereais se houver formação de bolhas;
Após 20 minutos desenforme e embale-o com filme pvc ou papel celofane;
Coloque a etiqueta com o nome da essência utilizada.


O que você deve saber...

Nunca deixe a glicerina ferver;
Se derreter a base novamente ela perderá a transparência
1 barra de glicerina rende +- 20 sabonetes de 70g (depende da quantidade de aditivos que você irá utilizar)
Utilize etiquetas com a descrição do produto, data de validade, e informações úteis; Não esqueça de por o seu telefone para posteriores contatos!!!
Não utilizem corantes alimentícios, pois esses desbotam rápido;



Materiais Básicos

Base glicerinada para sabonete;
Álcool de cereais (depende da base a ser utilizada);
Ervas (se necessário);
Formas de silicone, para bombons e/ou cortadores de biscoitos;
Essências;
Extratos (também se necessário);
Corante;
Panela esmaltada;
Panela funda para Banho-Maria;
Bastão de vidro (ou colher de pau desde que seja uma para cada essência).


Materiais para embalagem e enfeites

Caixas (madeira, papelão, papel reciclado, etc.);
Sementes, conchas, estrela do mar, etc;
Palha da costa;
Folhas e flores desidratadas;
Papel filme ou celofane (transparente/colorido);
Fitas, barbantes, ou laços prontos;
Cestas de vime, palha ou até mesmo jornal;
Potes de barro;
Vidros;
Pedrinhas coloridas;
Juta;
Areia colorida;
Latas;
Entre outros materiais a seu critério.


Fazendo os sabonetes

Coloque a panela esmaltada em banho-maria, em fogo baixo;
Em seguida coloque a base glicerinada picada dentro da panela;
Espere derreter a base (obs: não mexer a base enquanto derrete, pois poderá formar espuma);
Retire do fogo a base e acrescente o corante imediatamente;
Finalmente acrescente a essência e coloque na forma desejada;
Borrifar álcool de cereais se houver formação de bolhas;
Após 20 minutos desenforme e embale-o com filme pvc ou papel celofane;
Coloque a etiqueta com o nome da essência utilizada.


O que você deve saber...

Nunca deixe a glicerina ferver;
Se derreter a base novamente ela perderá a transparência
1 barra de glicerina rende +- 20 sabonetes de 70g (depende da quantidade de aditivos que você irá utilizar)
Utilize etiquetas com a descrição do produto, data de validade, e informações úteis; Não esqueça de por o seu telefone para posteriores contatos!!!
Não utilizem corantes alimentícios, pois esses desbotam rápido;

Óleo de Gérmen de Trigo


Óleo de Gérmen de Trigo: Rico em vitamina E . Possui ação hidratante e aumenta a elasticidade da pele.

Óleo de Semente de Uva


Óleo de Semente de Uva: Contém vitamina E e F, combate o envelhecimento precoce, controla a oleosidade, tem ação regeneradora e revitalizante. Utilizado como protetor da pele.

Óleo de Amêndoas


Óleo de Amêndoas: Além do seu poder de limpeza, é emolientes e suavizante. Nutre e tonifica, conferindo uma oleosidade natural, evitando o aparecimento de rugas precoces. Indicado para peles secas, sensíveis e envelhecidas

Óleo de Urucum e extrato de Cenoura



Óleo de Urucum e extrato de Cenoura: Contêm vitamina A, são emolientes, e muito utilizados nos processos de bronzeamento

Extrato de Própolis


Extrato de Própolis: Principalmente anti-séptico, cicatrizante e calmante. Ideais para peles acneicas.

Extrato de Ginko Biloba


Extrato de Ginko Biloba: Ativa a circulação, anti-rugas, pois é remineralizante vitamínico para estimular o tonus dos tecidos frágeis.

Extrato de Ginseng


Extrato de Ginseng: Ação tonificante, com efeito bioativador, cicatrizante, descongestionante, emoliente e hidratante

Extrato de Calêndula


Extrato de Calêndula: é indicado para peles oleosas ou acneicas. Limpa profundamente sem ressecar. Aumenta a tonicidade. Indicado para peles sensíveis, tem ação anti-alérgica, cicatrizante e anti-séptica

Extrato de Centella Asiática


Extrato de Centella Asiática: é cicatrizante, anti-pruriginosa (erupções que causam coceiras) e vaso protetora. Indicado no tratamento da flacidez e celulite.

Extrato de Algas Marinhas


Extrato de Algas Marinhas: A alga marinha além de emoliente é protetora do tecido cutâneo. Ajuda a combater a celulite, flacidez, é calmante para a pele. Excelente para pele envelhecida.

Extrato de Sete ervas


Extrato de Sete ervas (jaborandi, japecanga, guaçatonga, raspa de juá, salsaparrilha, taiuiá e urtiga): Combinação de ervas com propriedades cicatrizante e anti-inflamatória, hidrata e amacia a pele.

Extrato de Pepino


Extrato de Pepino: é refrescante e indicado para minimizar poros dilatados. Anti-envelhecimento, emoliente, amaciante, hidratante, nutritivo, adstringente, anti-acne, revitalizante, tônica, para pele oleosa, sensível e danificada.

Extrato de Camomila


Extrato de Camomila: Anti-inflamatória e anti-alérgica. Indicada no tratamento de peles facilmente irritáveis e com acnes. Em formulações capilares (principalmente para cabelos claros) como fator de brilho.

Extrato de Jaborandi


Extrato de Jaborandi: Ativador da produção de secreções, utilizado na prevenção e queda de cabelos.

Extrato de Hamameli


Extrato de Hamamelis: Adstringente, vaso construtora. Indicada nas afecções venosas:varizes,flebites e no tratamento da oleosidade excessiva da pele e cabelos.

Extrato de Alecrim

Extrato de Alecrim: Ativante da circulação, antioxidante, anti-séptico, tonificante em preparações capilares. Em produtos dérmicos, no combate ao envelhecimento cutâneo.

Extrato de Arnica


Extrato de Arnica: A arnica é amplamente usada para combater problemas decorrentes de várias formas de traumatismo. Indicada nos casos de contusões, batidas, esmagamentos, dores musculares e como descongestionante dos tecidos traumatizados. Combate ainda a seborréia, a caspa e, conseqüentemente, a queda de cabelo.

Extrato de Confrei


Extrato de Confrei: O efeito cicatrizante da alantoína, presente no confrei é de conhecimento universal. É hidratante e revitalizante. Excelente para peles com acnes. Utilizado com finalidade regeneradora da pele.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

sabonetes para rosto


Outros Sabonetes para o Rosto
Especial para o Rosto
Sabonete Facial

Óleos
Óleo Bifásico - Marilu Bandeira
Óleo Bifásico Afrodisíaco
Óleo Demaquilante Fácil
Óleo de Massagem
Óleo Espumante Para Banho

Óleos para Os Cabelos
Óleo de Massagem Condicionante p/ Cabelo e Couro Cabeludo
Óleo de Massagem Purificante p/ Cabelo e Couro Cabeludo

Tratamento para os cabelos
Máscara Capilar de Abacate e Amêndoas
Shampoo Cremoso de Soja e Mel
Shampoo em Barra (2 opções)
Shampoo Perolizado de Cenoura e Jaborandi

Tratamento para o corpo
Barra de Massagem
Creme desodorante
Creme Pós-sol
Gel para o Banho
Gel Hidratante para Peles
Gel Refrescante de Limpeza Facial
Loção Anti-séptica para Peles Acnéicas
Loção hidratante
Repelente com Citronela para o Corpo

Tratamentos para os pés
Banho para Tirar Cheiro dos Pés
Talco

Tudo Sobre Sais De Banho
Como fazer
Dicas e Truques
As embalagens mais adequadas
Outras Idéias

Outros Produtos interessantes
Aromatizador de Ambientes com Sagu (2 opções)
Doutorzinho (2 opções)
Rosa de Sabonete
Perfume (2 opções)
Sabonete Líquido Pós-sol
Outras Receitas de sabonete Líquido

Especialmente para Ele
Espuma para Barbear
Gel Pós-barba
Colônia

APOSTILA DE BANHOS

Parte 1 - Para iniciantes na arte de confeccionar sabonetes

Materiais básicos
Materiais para embalagens
Fazendo os sabonetes
O que você deve saber...
Sabonetes com aditivos
Sabonetes com detalhes especiais
Como tornar branca a sua base

Parte II – Dicas, truques e reportagens interessantes

Definições importantes sobre a aromaterapia
Banho de ervas
Para descontrair (O Bom Vendedor)

Parte III – Mãos a obra

Sabonetes
Amêndoas
Banho de Vitaminas
Chocolate
Cicatrizante (2 opções)
Com sais
De Coco
Favo de Mel
Hidratante em Barra (2 opções)
Mel e Cenoura
Leite de Cabra – Hidratante
Para repor as energias
Para o inverno (3 opções)
Rejuvenescedor
Vinho

Sabonetes Fitoterápicos Selecionados
Argila Verde Com Extrato de Hamamélis
Argila verde (2 opções)
Refrescante
Cicatrizante
Mel e Própolis
Para pele Acneida
Sabonete de Própolis, Calêndula e Enxofre para Acne
Mel e argila branca

Sabonetes Selecionados
De Soja Anti-Rugas - Kátia Azevedo
De Aveia, Mel e Banana - Adriana Ribeiro
Esfoliante de Fubá - Cleide Alves
Para o Corpo e Rosto - Elaine de Barros Amaral
Para o Rosto - Elaine de Barros Amaral


ONGEM E COLAGEM
As peças que compõem uma caixa são denominadas: "bolachas", responsáveis pela superfície e fundo da caixa; "tiras laterais" que serão unidas às bolachas para formar a tampa e o fundo da peça. A superfície e o fundo poderão ser formados por qualquer uma das figuras geométricas ou outras formas variadas como flores, bichinhos, sol etc.

OJETOS
CAIXA RETANGULAR DE CORTE E VINCO

Material utilizado:
Papelão microondulado ou Kraft 300g ou qualquer outro cartão com gramatura a partir de 240 g.
Fitas ou outro acabamento a escolher.

1. Risque e recorte os moldes em papel cartão conforme o esquema acima.
2. Coloque os moldes sobre o avesso do papelão escolhido para a confecção da caixa e risque as linhas de corte e vinco com um lápis bem apontado.
3. Recorte o papelão somente pelas linhas contínuas (linhas de corte).
4. Com o auxílio da régua e da dobradeira, vinque o papelão nas linhas tracejadas (linhas de vinco).
5. Aplique cola branca ou quente nas quatro lingüetas da base e fixe-as para formar a caixa. Repita o procedimento para formar a tampa.
6. Enfeite a caixa com um laço ou outro acabamento de sua preferência.

TÉCNICAS

As caixas, sacolas, etc. podem ser montadas com o uso de duas técnicas:
CORTE e VINCO
MONTAGEM e COLAGEM


CORTE e VINCO


O CORTE é o contorno que será destacado da folha em que foi desenhada a embalagem. Uma tesoura amolada ou estilete deverão ser usados para esta etapa. Se o estilete for usado, o corte deverá ser feito de maneira suave e repetida, de modo a não pressionar demais o estilete contra o papel para não rasgá-lo.
O VINCO é uma marca no papel com o uso de um objeto não cortante para que o mesmo se dobre com maior facilidade e de forma regular. Poderá ser feito com a dobradeira de osso ou uma ponta de caneta sem tinta.
Nas combinações entre os papéis, fitas, flores e outros tipos de acabamento, é preciso harmonizar as cores de forma correta.
Conhecendo as diversas variações dos tons, é possível combiná-las em esquemas predeterminados como: monocromáticos, degradées, cores contrastantes, de natal, country etc.
Toda cor possui três características: matiz (vermelho, verde ou azul, por exemplo), tom (escuro ou claro) e intensidade (cores vivas ou tons pastéis).
O disco cromático se divide em :
Cores primárias são as cores puras: vermelho, amarelo e azul.
Cores secundárias são aquelas obtidas pela mistura de duas cores primárias (Ex.: amarelo + vermelho = laranja)
Cores complementares são as que se encontram em oposição no disco de cores.
Cores terciárias são as obtidas pela mistura de uma primária com uma ou mais cores secundárias.
Designa a capacidade que têm as cores de parecer quentes ou frias. A metade esquerda do disco cromático mostra as cores quentes e vibrantes: os vermelhos e amarelos. A metade direita mostra as cores frias que transmitem tranqüilidade: os azuis e os verdes.
Cores análogas: são as que aparecem lado a lado no disco. Há nelas uma mesma cor básica.
Exemplo: o amarelo-ouro e o laranja-avermelhado têm em comum a cor laranja.
Cores neutras: ao misturar duas ou mais cores do disco cromático, obtém-se uma nova série de cores chamadas neutras: os amarelos acinzentados, os vermelhos amarronzados...

sabonetes artesanais



SE A APARÊNCIA NÃO FOSSE IMPORTANTE,
PRESENTE NÃO VIRIA EMBRULHADO !
Uma boa embalagem precisa chamar atenção para si, além de atender às suas funções básicas de armazenar, proteger, transportar e valorizar um presente ou um produto.
O grande desenvolvimento da embalagem aconteceu com a revolução industrial e a grande disponibilidade de bens e produtos que passaram a ser oferecidos. O auge deste processo ocorreu nos anos 50.
Este foi o início da escalada vertiginosa da embalagem e o momento em que se fixou um novo modo de consumo e de acesso a mercadorias e produtos. A cor é o principal elemento da comunicação e a busca de cores diferenciadas é uma das tendências mais promissoras e duradouras.
É importante combinar texturas, cores e temas. Cores luminosas, extra-brilhantes, ultravioletas, iridescentes e extravagantes têm dado um novo realce aos papéis e acessórios, tirando-os do lugar comum e constituindo uma nova tendência: "cores não usuais".
Os complementos usados atualmente nas embalagens são tão variados que materiais inusitados como cordas, tecidos, papéis reciclados, sementes, flores secas, telas de arame, borrachas etc. compõem uma estética moderna ou conservadora, conforme as tendências do modelos Régua, esquadros, lápis.
Tesoura e estilete.
Cola branca (PVA).
Pistola de cola quente.
Pincel para espalhar cola.
Papelão microondulado, cartões de 240 a 440 g (tipo duplex, papel cartão, kraft etc).
Dobradeira de osso.
Papel fantasia para sacolas, envelopes.
Fitas variadas e de diversos materiais como juta, papel torcido, cetim, palha da Costa, para laços.