Como escolher lavadora de roupas
Cotidiano, Estilo de Vida 0 CommentsA mulher moderna não dispõe de tempo para ficar na frente de um tanque esfregando roupas, por isso, a máquina de lavar, ou lavadora, se tornou um eletrodoméstico indispensável, pois, além de lavar a roupa de toda família, lava também lençóis, toalhas de banho, cobertores e edredons, facilitando muito a vida da dona de casa. Existem vários modelos de lavagem no mercado, e é importante conhecê-los, para poder optar pelo melhor:
- Turbilhonamento: abrem por cima. Tem um disco no fundo que gira 15 segundos para cada lado, e lavam aproveitando o fluxo da água que atravessa os tecidos. Geralmente as máquinas que usam esse tipo de lavagem são conhecidas como “tanquinho”, e são mais frágeis que as máquinas maiores.
- Agitação: abrem por cima, e são as mais comuns. Tem uma peça no centro que se movimenta agitando as roupas no interior do aparelho. São práticas, pois é possível que se abra a tampa para acrescentar alguma peça de roupa no meio da lavagem.
- Tombamento: abertura na frente. Suas vantagens é que conservam os tecidos, e economizam água, mas, as desvantagens, é que não são práticas, pois não é possível acrescentar mais nenhuma peça de roupa quando começa o ciclo de lavagem, e são bem mais caras que as anteriores.
Pressão: novidade no mercado. Lavam com a força do vapor da água quente. Algumas tem sistema de lavagem a seco, e economizam água e sabão, mas são muito caras e existe pouca assistência técnica.Agora, daremos aqui várias dicas para você escolher uma lavadora de roupas:
1. Faça uma lista de tudo que você espera para a sua máquina de lavar:
- Qual a capacidade necessária pra você? Existem vários tipos, com capacidade de 5 a 15 kg. Escolha de acordo com tamanho de sua família, mas, lembrando-se sempre, que existem cobertores e edredons para lavar, e uma máquina com menor capacidade não vai aguentar.
- Qual é a marca de sua preferência? Lembre-se que as mais tradicionais tem maior durabilidade, resistência, e assistência técnica em todas as cidades do Brasil.
- Quanto pretende gastar? Leve em conta os gastos à longo prazo. Uma máquina mais barata pode gastar mais água, por exemplo, ou necessitar de maior quantidade de sabão. É importante também pensar sobre a durabilidade, pois ninguém compra uma máquina para trocar 2 anos depois.
2. Faça visitas em muitas lojas de eletrodomésticos. Não tenha preguiça. Pesquise muito, veja cada uma delas de perto, anote os modelos que você mais gostou, e as diferenças entre elas. Anote também o preço e as condições de pagamento.
3. Com as anotações nas mãos, faça agora uma busca pela Internet, pois você pode encontrar grandes promoções e preços bem mais baixos. Algumas lojas de grande porte tem frete grátis.
4. Tenha maior cuidado se você morar no litoral. Nesses locais, devido à maresia, as lavadoras enferrujam rapidamente. Aposte em modelos de plástico ou inox, preferivelmente.
5. Preste atenção nos programas de lavagem, que permitem regular:
- nível de água,
- velocidade de rotação,
- tempo de molho,
- número de enxágües,
- temperatura da água, etc.
Os programas irão facilitar sua vida, mas não é necessário exageros. Bastam 3 níveis: alto, médio e baixo, e 3 programas: para roupas pesadas, normais e delicadas. Muitas pessoas encontram grandes dificuldades na hora de comprar a máquina de lavar, mas com essas dicas, com certeza você saberá qual a melhor opção você e sua família.
Pesquise sempre e não tenha pressa! Boa escolha e boas compras!
0 comentários:
Postar um comentário