Subscribe:

Ads 468x60px

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Óleo de amendoim benefícios

Óleo de amendoim benefícios

Curiosidades, Saúde 25/10/10 Maikon

Você sabia que o tipo de óleo que você utiliza para preparar os seus alimentospode fazer toda a diferença? Saiba que esta diferença não está associada apenas ao sabor da comida, mas também com a sua saúde e de toda a sua família, sendo que uma das alternativas não conhecidas para tal finalidade é o óleo de amendoim, que é uma considerável fonte nutritiva. É conhecida como ‘gordura do bem’, sendo saudável assim como o azeite de oliva, auxiliando na prevenção de diferentes doenças, como as cardiovasculares, as quais estão no topo entre as doenças que mais resultam em morte no Brasil e no mundo. O óleo de amendoim é rico principalmente em ácidos graxos, como ômega 6, o que o torna responsável pela estimulação do sistema nervoso, imunológico e de coagulação, prevenindo assim as hemorragias. O consumo do óleo do amendoim ajuda para a redução do colesterol ruim e no controle do colesterol bom no organismo.

É ainda fonte de vitamina E, nutriente que impede a proliferação em excesso dos radicais livres e auxilia no combate contra o envelhecimento precoce, enquanto a vitamina B manda o mau humor pra longe. Os demais tipos de óleos vegetais perdem nutrientes quando são expostos a altas temperaturas, enquanto o óleo de amendoim é muito mais resiste, além de não escurecer em frituras, não soltar fumaça, não ter cheiro e nem sabor. Desta forma, é um tipo de óleo ideal para a cozinhar e fritar pratos especiais, e para temperar saladas. Para se ter uma ideia, 13ml do óleo de amendoim ou uma colher de sopa conta em média com 7 gramas de ácidos graxos monoinsaturados e 2,9 gramas de poliinsaturados, sendo que estas gorduras possuem origem vegetal, as quais atuam contra as placas de gordura, ou melhor, amenizam a instalação de ateromas, consequentemente diminuem a chances de pressão alta, infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Refinado ou cru, o amendoim conta com grandes quantidades de fósforo, enxofre, potássio, ferro, cobre, cálcio, vitaminas do complexo B (B1 e B2), enfim, o óleo de amendoim é de fácil digestão, e por este motivo é recomendado para as pessoas que contam com doenças no aparelho digestivo. É por este fator que seu consumo vem aumento significativamente até mesmo nos países tradicionalmente consumidores de azeite de oliva, afinal, este é um óleo de fina qualidade usado em pratos especiais, dietas alimentares e em saladas que necessitam de uma suplementação protéica. Assim, com tantos benefícios fica muito mais fácil entender porque o óleo de amendoim pode ser uma das melhores e mais saudáveis opções que podem e devem ser adicionados ao cardápio todos os dias

0 comentários:

Postar um comentário