Subscribe:

Ads 468x60px

terça-feira, 14 de setembro de 2010

FLOR DE LARANJEIRA


FLOR DE LARANJEIRA - O banho com esta erva dá uma gostosa sensação de frescor e descanso. A flor de laranjeira é também adstringente e fecha os poros excessivamente dilatados.
MELISSA - Também conhecida como erva-cidreira, proporciona um banho repousante e perfumado. Tomado antes de dormir, garante um sono tranqüilo.


Sabonetes

O sabonete líquido tem custo maior do que o em barra, principalmente devido ao valor da embalagem. Mas, se analisarmos as vantagens deste, vemos que vale a pena gastar um pouco mais.
Uma das principais vantagens dos sabonetes líquidos em relação ao de barra é que não há contato manual direto com o interior da embalagem. No caso do sabonete em barra, uma parte dos microorganismos presentes nas mãos acaba depositada em sua superfície ao se manuseá-lo.
A diferença básica entre os dois tipos de produtos diz respeito a sua composição. A forma líquida contém substâncias tensoativas responsáveis por quebrar a tensão superficial das gorduras sobre a pele em sua ação de limpeza. Substâncias emolientes, princípios ativos e conservantes também estão presentes em sua formulação. Por isso, acumulam função de tratamento e, às vezes, funcionam até como esfoliantes. Já o sabonete em barra é composto por hidróxido de sódio e gorduras, responsáveis por sua consistência. São alcalinos, enquanto o tipo líquido costuma ser neutro, com texturas e propriedades mais suaves para a pele.
A neutralidade do sabonete líquido é medida pelo índice de pH, equilíbrio natural de acidez. A pele humana tem pH de 5,5 e para ser considerado neutro, um sabonete deve ter pH igual ou inferior a 7. As matérias-primas responsáveis pela consistência dos sabonetes em barra geralmente contém pH maior do que esse valor. Justamente por não apresentarem essas substâncias, os líquidos são de fato mais neutros e menos agressivos. Quanto ao fator de eficiência da limpeza, porém, ambos os tipos se equivalem.
O ideal é usar tipos específicos para face e corpo. Nunca use um sabonete hidratante no rosto se você tem tendências ter espinhas, nem um sabonete que diminui a oleosidade da pele no corpo caso você tenha tendência à pele ressecada. O uso indevido produz descamações, ressecamento, vermelhidão, eczemas e o aparecimento de espinhas.
É preciso adequar o tipo de sabonete ao seu tipo de pele. Veja os principais tipos de pele e os cuidados:
Seca – Deve evitar o uso de sabonetes, principalmente os que ressecam, pois durante a limpeza retiram também a oleosidade natural. O melhor é utilizar produtos que possuam princípios ativos emolientes ou hidratantes, como a manteiga de cacau, a lanolina ou o óleo de amêndoas doce.
Oleosa - Esse tipo de pele necessita de muita limpeza por causa do excesso de oleosidade. Água e sabonete em abundância são aliados da pele oleosa. Os produtos feitos de arnica, hamamélis e enxofre são os mais indicados.
Normal – Precisa de produtos que mantenham o equilíbrio natural desse tipo de pele. Sabonetes com extrato de erva-doce ou, ainda, os infantis e glicerinados, que também possuem substâncias umectantes, são os mais indicados.
Sensível - Sabonetes com mel, óleos vegetais e camomila são os mais indicados.
Com acne - Produtos que higienizam, descongestionam e possuem ação anti-séptica são os ideais. Recomendamos os de arnica, hamamélis e enxofre.
Com rugas - Para suavizá-las, o ideal são os sabonetes líquidos com ácido glicólico, pois estes auxiliam a renovação das células mortas.


Extrato Eucalipto

Para problemas respiratórios como: congestão nasal, sinusite, asma e bronquite. Útil também em problemas de mau cheiro nos pés.
Desinfetante das vias respiratórias, febrífugo, balsâmico, emprega-se também nas lavagens intestinais e irritações vaginais. Ótimo para desinfetar o ambiente.

0 comentários:

Postar um comentário