Subscribe:

Ads 468x60px

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

tudo sobre o cão FOXHOUND INGLÊS


O Fox Hound Inglês é uma das mais bonitas raças britânicas, desenvolvida pelos ingleses há séculos com o objetivo de ajudar o homem na caça. Embora sua origem ainda seja incerta, acredita-se que o Foxhound Inglês seja um descendente dos cães de Santo Humberto e de um representante do grupo Hound já extinto, o Talbot. Inicialmente utilizados na caça ao veado, os Fox hounds foram se especializando na caça à raposa, de onde herdaram o nome. O Studbook do Foxhound data de mais de 2 séculos e seu desenvolvimento sempre esteve nas mãos de mestres dos hounds que retém cuidadosos registros das suas criações. Até mesmo na Inglaterra, berço da cinofilia mundial, a criação dos Fox Hounds é orientada e preservada por estes mestres até os dias atuais. Para que um Fox Hound seja incluído no Studbook, é preciso que ele tenha um pedigree em que haja sangue de Fox Hound por pelo menos 6 gerações e que durante 6 gerações tenham praticado a caça à raposa. Grandes nomes da nobreza, não apenas britânica, como Napoleão III, mantinham suas matilhas com centenas de exemplares para que, nas temporadas de caça, pudessem praticar o esporte em seus domínios. Por mais de 150 anos estes cães foram criados dentro dos mais rígidos padrões e com grande seriedade. Nos E.U.A. tem-se notícia dos Foxhound Inglês desde 1738, tendo sido importados da Inglaterra por Lord Farifax. Existem rumores de importações anteriores a essa, mas sem provas autenticas.Sabe-se também que esses Hounds têm sido usados ao modo inglês, na caça de raposas e similares nos Estados Unidos. Até em função de sua antiguidade, os Fox Hound participaram da formação de muitas outras raças mais modernas, como os Pointers, Beagle, entre outras. O Foxhound Inglês atingiu o ápice de popularidade na Inglaterra por volta do século XIX, quando sua habilidade de caça e extrema beleza tornaram-no uma das raças com maior número de registros. Nos Estados Unidos, ganhou uma versão local. O Fox Hound americano, mais rápido, mais leve e considerado como tendo melhor faro que o Foxhound Inglês. Uma curiosidade é sua voz musical, o que no Brasil fez com que fosse conhecido também como ´Urrador´. Tem pelagem curta, densa, dura e brilhante, podendo ser Tricolor (preto, canela e branco), ou uma combinação das três cores e Bicolores (branco e amarelo-limão).

Personalidade

Na Inglaterra não há costume de criar o Foxhound Inglês como animal de estimação, mas apenas como cão de caça em matilhas, mas seu temperamento dócil e caráter equilibrado, fazem com que possa se transformar num excelente companheiro. Pode conviver com crianças e outros animais se acostumado desde filhote. É reservado com estranhos e tem como característica latir muito. Primordialmente um cão de caça, o Foxhound Inglês é capaz de percorrer quilômetros correndo em terrenos variados. É um cão muito rápido, resistente, inteligente, de caráter afetuoso e energético e por isso, necessita de exercícios para garantir sua saúde física e mental. Segundo o psicólogo Stanley Coren, em seu livro "A Inteligência dos Cães" o Fox Hound ocupa a 46a posição entre as 135 raças pesquisadas, o que sinaliza a importância de um trabalho sério e cotidiano do dono para conquistar a obediência desejada. A raça tem pêlo curto e fácil de manter limpo com escovação, uma caminha limpa ajudará a dar os toques finais. Boa alimentação é o que faz com que sua pelagem brilhe.

O Filhote

É essencial ensinar o cão a vir quando chamado desde cedo pois seu instinto natural é de vagar. O Foxhound é um companheiro ideal para pessoas que queiram o desafio de treinar o animal para um estilo de vida completamente diferente do normalmente associado a ele. É essencial que se acostumem os filhotes ao treinamento de obediência. Quanto mais cedo for iniciado, melhor para a convivência com o proprietário. Costumam uivar se deixados sozinhos, como se estivessem chamando o ´resto da matilha´ para qual foram desenvolvidos. Como são cães de grande energia, não suportam bem longos períodos de solidão e podem ser altamente destrutivos. O ambiente ideal para criar um foxhound prevê uma grande extensão para que possa exercitar-se sozinho ou longas e diárias caminhadas.

0 comentários:

Postar um comentário