Subscribe:

Ads 468x60px

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

TUDO SOBRE O CÃO AKITA INU

O akita inu, ou simplesmente akita (Inu em japonês significa “cachorro”), é a maior e mais famosa das raças japonesas. O akita é originário da província de Akita, na ilha de Honshu, no Japão, de onde ganhou seu nome. Originalmente este guardião japonês era um cão de combate, e um caçador de animais de grande porte como o urso, antigamente também era chamado de “Akita Matagi” ou “caçador de ursos de Akita”. É provável que seus ancestrais sejam cães spitz de origem asiática, que chegaram ao Japão há muito tempo, quando o Japão ainda estava ligado ao continente. Com a separação da ilha, estes cães começaram a se adaptar às condições e ao gosto dos habitantes locais, tornando-se diferentes das raças continentais. Durante os anos, especialmente após a chegada no Japão de povos estrangeiros que levaram seus cães, os akitas começaram a ser misturados com outras raças estrangeiras, incluindo mastiffs e são bernardos, e outras raças nacionais como o tosa, com o objetivo de aumentar seu tamanho e força para os combates de cães que eram muito populares no Japão. Devido às misturas com outras raças, o tipo original do akita quase foi perdido e, para evitar que isto acontecesse, o governo japonês decretou a raça como patrimônio histórico e natural do Japão e realizou programas para a recuperação da raça.


Akita Inu foto 2Durante a Segunda Guerra Mundial, o envolvimento do Japão na guerra fez com que a raça fosse quase extinta. O imperador decretou que todos os cães que não fossem pastores alemães (devido a atuação deste como cão militar), fossem sacrificados para a utilização do couro pelo exército. Muitos criadores de akitas acabaram cruzando seus cães com pastores alemães na tentativa de escapar ao decreto e o tipo origonal do akita se tornou ainda mais raro. Após a guerra muitos cães foram importados para os Estados Unidos por soldados que voltavam para casa e, como os americanos preferiam os cães maiores e mais fortes, justamente aqueles com sangue de mastiff e pastor alemão, a variedade de akita criada atualmente nos Estados Unidos é bem diferente da variedade japonesa, resultando na separação das duas raças, o akita inu e o akita americano (contudo em alguns países, como nos Estados Unidos os dois ainda são considerados como duas variedades de uma única raça). Enquanto nos Estados Unidos a criação dos akitas seguia um rumo próprio, no Japão, iniciava-se um esforço para recuperar o tipo original, livre da influência de outras raças.


Akita Inu foto 3Apesar de sua função original de caçador e cão de rinhas, o akita chegou aos dias de hoje como cão de guarda e de companhia. É um cão muito silencioso que raramente late, além disso é desconfiado com estranhos, muito corajoso e extremamente leal ao seu dono. No Japão a raça se tornou símbolo de lealdade e respeito através de “Hachiko” um akita que se tornou famoso durante a década de 30 pela sua fidelidade à memória de seu dono. Cães desta raça são muito independentes e, por isso não costumam ser muito obedientes (54ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren) exigindo paciência e dedicação do seu dono. Akitas também são cães dominantes, por seu passado de cães de rinha não costuma conviver bem com outros cães. Com o seu dono o akita é dócil e uma companhia muito agradável.


Este é uma raça esportiva, muito boa para acompanhar seus donos durante caminhadas e passeios. Deve ter espaço para se exercitar e, apesar de calmo e silencioso não é recomendado para apartamentos. O pêlo deve ser escovado diariamente. Esta raça pode estar sujeita à incidência de displasia de cotovelo, de entrópio, epilepsia e atrofia progressiva da retina males genéticos que podem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

0 comentários:

Postar um comentário