Subscribe:

Ads 468x60px

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

como fazer aplold de templates

designer-modelo-template

Agora, qualquer pessoa pode criar um modelo de layout para seu próprio blog no Blogger (Blogspot), mesmo sem conhecer códigos de HTML, CSS ou ser um designer para Web. Todos podem ter Templates originais com poucos cliques.

A grande novidade do Blogger é seu novíssimo painel de criação de Templates e layouts para a plataforma Blogger.

Uma inovação única e sem precedentes em qualquer plataforma de criação de sites ou blogs. Nem mesmo o Wordpress tem recursos tão sofisticados e intuitivos. A maior dificuldade de todo blogueiro é encontrar um template que agrade e mesmo assim são necessárias mudanças, customizações e adaptações que a maioria nunca conseguirá fazer.

Com esse serviço, o Blogger avança como a melhor plataforma totalmente gratuita de blog e rivaliza de vez com o Wordpress. Se você quer ter um blog original e totalmente único e personalizado, o Blogger é o seu lugar.

Como criar um Template com o Designer do Modelo.

(Já adianto: é muito, muito fácil e qualquer pessoa consegue)

introdução.

Nenhum template do Blogger anterior ao lançamento desse recurso é compatível com o novo painel e não é possível customizá-los lá. Os modelos antigos continuam funcionando normalmente e continuam valendo como opção. Todo template do Blogger precisa ser um arquivo do tipo XML e os novos modelos são transportados da mesma forma, mas contam agora com novos códigos-fonte com HTML5 e CSS3.

Antes de fazer qualquer mudança em seu blog, recomendamos que tire um backup completo. Também é recomendável que você crie um blog alternativo só para testes.

Passo 1. A primeira coisa a saber: precisa acessar o painel do Blogger peloBlogger in Draft, onde a Google testa os novos recursos antes de torná-los totalmente públicos.

Passo 2. Abra o painel do Blogger e clique no menu "Layout" ~> "Designer do modelo" para acessar o novo sistema.

designer-modelo-template-blogger

Passo 3. Escolhendo um modelo.
Na janela que abrir você verá todos os recursos disponíveis e tudo é feito com poucos cliques e com centenas de possibilidades. É hora de investir em sua criatividade.

Então a primeira coisa a fazer é escolher um modelo e as variações disponíveis para cada um deles:

painel-designer-modelos-template

E você pode acompanhar todas as mudanças na parte inferior da janela em tempo real, sem precisar aplicar nada de forma definitiva. Tudo é completamente customizável e adaptável.

Passo 4. Definindo um Plano de fundo.

Há uma infinidade de opções para você usar como plano de fundo de seu blog. Desde apenas escolher uma cor sólida, até imagens para todos os gostos e padrões, que combinam com todos os estilos.

cores-plano-de-fundo-designer-blogger

Para escolher uma imagem, basta clicar onde está "Imagem do plano de fundo". Uma janela abrirá com centenas de opções.

imagem-plano-fundo-designer-blogger

Passo 5. Definir o tipo de Layout.

O Blogger oferece várias possibilidades de estrutura do layout de um blog. Essa estrutura passa pelas camadas, Cabeçalho, rodapá, barras laterais (sidebar), menus e área de texto (posts), bem como a largura (medidas e dimensões) do template.

layout-corpo-blogger-designer

estrutura-template-blogger

O mais interessante desse recurso é poder ajustar a largura total do layout e também do espaço destinado à barra lateral (sidebar). E o melhor de tudo é que agora qualquer um pode ter um rodapé totalmente adaptável, não só com uma ou duas colunas, mas com até três. E todo o blog pode ter até 4 colunas, sendo uma área de postagens e três sidebars.

Passo 6. Funções avançadas e detalhes finais.

Praticamente toda a estrutura já foi definida, mas faltam alguns detalhes que são fundamentais para mostrar a originalidade de seu template. Há agora os recursos avançados, que permitem mudanças de fontes, tamanho de texto, cores de fundo, links, CSS adicionais, estilo dos títulos etc.

designer-avancado-blogger

Não tenha pressa e faça tudo com cuidado e dedicação, para refinar bem os detalhes. Veja cada mudança no painel da parte de baixo e se for preciso, clique no link "Visualizar blog" no canto superior direito da janela.

Passo 7. Aplicar ao Blog o novo Template.
Se tudo está como você deseja, então é hora de instalar (Aplicar) o desenho de seu novo template, totalmente personalizado. Para isso, basta clicar no botão que fica no canto superior direito da janela onde diz "APLICAR AO BLOG".

aplicar-template-blog

Abra o seu blog e veja o resultado definitivo. Se precisar, volte ao menu "Designer de modelo" para fazer ajustes e mudanças como você preferir. A grande vantagem desse sistema é que tudo pode ser customizado sem perder nada.

Artigos importantes para Template do Blogger:


creditos pertecem a

http://www.ferramentasblog.com/

0 comentários:

Postar um comentário