Subscribe:

Ads 468x60px

sábado, 4 de dezembro de 2010

de tudo um pouco

O gengibre

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

0 comentários

Atênção: este estudo visa apenas fornecer informações sobre saúde preventiva.

1. Nomenclatura

Nome científico : Zingiber officinale, Roscoe.
Nome tibetano: bca'ega
Nome sânscrito: sunthi (desidratado) andrak (fresco)
Nome popular: gengibre

2. Princípios Ativos

- citral, 1,8-cineol, zingibereno, bisaboleno, geraniol, acetato de geranila,gingeróis,chugaóis, zingiberol, ?-canfeno, ß-felandreno, borneol, linalol,acetatos e caprilatos de zingibero.

- Amido; proteínas; gorduras; princípios amargos; ácidos orgânicos; sais
minerais e resinas.

3. Propriedades medicinais

O gengibre foi introduzido no Brasil no século XVI pelos colonizadores .

Apresenta muitas propriedades medicinais devendo fazer parte da farmácia
natural de todas as residências.

As suas características ayurvédicas podem ser classificadas de acordo com
as seguintes características:

· Rasa (sabor resultante do contato do alimento com a língua) : picante.

· Virya (propriedade térmica do alimento ao chegar no estômago) : quente.

· Vipak (pós-digestivo) : doce.

O gengibre é quente em potencial, leve e gorduroso. Alivia khapa e vata. Estimula a digestão, alivia a constipação e é um tônico cardíaco.

Faz parte de um grupo de árvores - drogas naturais - chamada tryasuna, que possuem efeitos semelhantes.

Tryasuna é picante e potencialmente quente.

O gengibre na medicina ayurvédica trata obesidade, possui ação na doença asmática, resfriados, slipada (elefantíase) e rinite crônica.

O Dr. Krishna Srivastava, da universidade de Odense, na Dinamarca, pesquisou onze condimentos e descobriu que sete deles tinham efeitos anticoagulante. Os mais potentes foram cravo, gengibre, cominho e açafrão.

O gengibre realmente é um poderoso anticoagulante nos seres humanos, como descobriu Charles R. Dorso, M.D., da Faculdade de Medicina da Cornell University.

O Dr. Dorso relatou que o agente ativo era o gingerol, um componente do gengibre quimicamente semelhante à aspirina.

O gengibre também é um excelente remédio para enjôo ou náuseas e, diferentemente das drogas, não provoca efeitos colaterais, nem sonolência, pois o gengibre não atua através do sistema nervoso. Vários estudos comprovam este fato.

Acrescentar um pouco de gengibre para bloquear os gases produzidos por alguns alimentos como a ervilha, realmente são benéficos. Pesquisadores da universidade G.B. Pant, na Índia, documentaram sua eficácia, após estudarem a ação antiflatulência do gengibre.

Dr. Krisnha C. Srivastava também estudou a ação antiflatulência do gengibre, já que afeta as prostaglandinas (substâncias que ajudam a controlar respostas inflamatórias envolvendo a histamina e a dor)Na verdade, o gengibre funciona de forma bastante semelhante à aspirina, bloqueando a síntese de prostaglandina e levando à redução da inflamação e da dor.

Em estudo feito com um paciente, o mesmo foi orientado a ingerir 500 a 600 mg (aproximadamente um terço de uma colher de chá) de gengibre em pó misturado com água pura. Em 30 minutos percebeu-se o efeito no alívio da dor de cabeça. Nos três ou quatro dias seguintes ela continuou a ingerir o preparado (4x ao dia).

O gengibre tem sido utilizado na Índia há milhares de anos para o tratamento de doenças reumáticas.

Um outro estudo também mostra que o gengibre pode acelerar o metabolismo, queimando calorias e, desta forma, auxiliando no tratamento da obesidade.

De acordo com a Dra. Vinod Verma o pó também pode perder as propriedades farmacêuticas. O gengibre seco conseguido no ocidente não é comparável ao sunthi, pois na Ayurveda existe um método especial para secá-lo.

O gengibre sempre é indicado em programas de desintoxicação.

Dr. Vasant Lad orienta os seguintes cuidados:

· Uma colher de gengibre fresco com uma pitada de sal funciona como aperitivo.

· Tomar lassi com uma pitada de gengibre ou cominho em pó ajuda na digestão.

· Um copo de leite com gengibre tomado antes de dormir é nutritivo e acalma a mente.

· Em caso de febre, é recomendável fazer um jejum com infusão de gengibre(chá).

Indicações: estimulante gastrintestinal, aperiente, combate os gases intestinais (carminativo), vômitos, rouquidão; tônico e expectorante. Externamente é revulsivo, utilizado em traumatismos e reumatismos.

Parte usada:
Rizoma ("raiz").

Preparo e dosagem:

Pulverizar o rizoma e ingerir contra vômitos.

Decocção: preparar com 1 colher (chá) de raiz triturada em 1 xíc. de chá água, tomar 4 xíc. de chá ao dia.

Cataplasmas: preparar com gengibre bem moído ou ralado e amassado num pano, e deixar no local (para reumatismos e traumatismos na coluna vertebral e articulações).

Rizoma fresco: mascar um pedaço (rouquidão).

Tintura: 100 g do rizoma moído em 0,5 l de álcool, fazer fricções para reumatismos.

Xarope: pode ser ralado e adicionado a xaropes, juntamente com outras plantas.

Toxicologia: o uso externo deve ser acompanhado para evitar possíveis queimaduras.

BENEFICIOS DO OLEO DA COPAIBA

0 comentários

HIPERTENSÃO

0 comentários

APRENDENDO CONVIVER COM A DIABETES

0 comentários

ENTENDO TUDO SOBRE O DIABETES

0 comentários

BENEFICIOS DA BANANA

0 comentários

COPAIBA

0 comentários

Aroeira é utilizada no pós-parto

0 comentários
Aroeira é utilizada no pós-parto e na higiene íntima da mulher
Árvore tem tradição na medicina popular do Nordeste. Horta medicinal ajuda brasileiros a trocar remédios químicos por naturais.
BEATRIZ CASTRO
Fortaleza (CE)
Tamanho da letra
A- A+


As civilizações mais antigas já buscavam na natureza os remédios para curar suas doenças. Mas a imensa farmácia que brota na terra não oferece matéria-prima apenas para fazer pomada, xarope, tintura, elixir, sabonete. Em verso, fica mais fácil ensinar que a aroeira do sertão cura ferida e inflamação. E, mais do que uma rima, essa é uma verdade científica.

A aroeira foi a primeira árvore a ganhar versos. A musa inspiradora é alta, forte e tem uma tradição importante na medicina popular do Nordeste: é uma das plantas de uso mais frequente e mais antigo entre as mulheres. Utilizada na higiene íntima e no pós-parto, a aroeira ganhou amparo científico e hoje os médicos já prescrevem.
saiba mais
Medicina indiana utiliza mais de 500 ervas
Ervas para o corpo e para o espírito
Da poderosa planta são extraídos dois medicamentos. "Um é um xarope, que nós chamamos de elixir. O segundo é uma pomada para problemas ginecológicos", diz o doutor em agronomia Sérgio Horta Mattos, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Outro remédio cantado em verso e prosa é o alecrim. Da folha é extraído um óleo essencial, onde está concentrado o princípio ativo: o timol, um poderoso antisséptico natural. A planta é usada na fabricação de três produtos.

"Fazemos um antisséptico bucal; um sabonete, que serve para problemas de pele; e também uma tintura, que tem função antisséptica para ferimentos", conta Sérgio Horta Mattos.

O alecrim combate uma série de problemas de pele e outros que incomodam bastante. É bom para acabar com a frieira e até o chulé. "Pano branco, impinge, frieira, mau cheiro dos pés, das axilas, para acne, seborreia, caspa", descreve o doutor em agronomia.

Aroeira, alecrim, confrei. O povo já sabia e a ciência só confirmou. Hoje as mudas das 40 plantas mais usadas na medicina popular são repassadas para cerca de 50 Farmácias Vivas no Ceará, uma retribuição aos ensinamentos colhidos em aldeias, quilombos, junto a rezadeiras, curandeiros, aos moradores mais antigos do interior.

"A informação era sistematizada, e as plantas eram selecionadas para estudo", diz a engenheira agrônoma Francisca Simões Cavalcanti, da UFC.

Professora da UFC e doutora em química de produtos naturais por profissão e poeta por vocação, Mary Anne Bandeira, há mais de 20 anos se dedica a estudar e a propagar o uso das plantas medicinais. Ela coordena o Projeto Farmácia Viva, que leva medicamentos naturais e ensina o poder das plantas aos cearenses.

"Nós cientistas aprendemos muito mais do que ensinamos", avalia a cientista, que teve um excelente professor. É impossível falar sobre plantas medicinais no Ceará e no Nordeste brasileiro sem mencionar um pioneiro, um semeador de conhecimentos extraídos da natureza desde os anos 60: o professor Francisco José de Abreu Matos deixou para sempre o nome gravado entre os grandes pesquisadores que souberam aliar a ciência à sabedoria popular.

O professor Matos morreu há um ano. Da terceira geração de farmacêuticos, ele plantou a semente das Farmácias Vivas que hoje estão em 28 municípios do Ceará e servem de modelo para o país.

O horto matriz, único banco de plantas medicinais do país, também é herança do professor Matos. No local, cada planta tem a certificação botânica: a garantia de que foi cientificamente identificada e os efeitos das substâncias ativas foram comprovados.

"Eu costumo dizer que o horto matriz foi o casamento feliz entre o saber popular e o saber científico", constata Francisca Simões Cavalcanti.

A mais recente Farmácia Viva foi implantada em uma das comunidades mais pobres da capital cearense, no bairro Jangurussu, periferia de Fortaleza. As crianças cuidam dos canteiros, onde cerca de 800 famílias da região podem buscar as plantas com efeitos medicinais. Muita eficácia e baixíssimo custo. Os moradores vibram com a novidade.

"O remédio da Farmácia Viva é muito melhor do que o da farmácia comum porque a gente faz com as próprias mãos e dá resultado", comenta a dona de casa Maria Lucimar Teixeira.

Em Horizonte, município da Região Metropolitana de Fortaleza, as plantas medicinais
encontraram um terreno fértil. Os canteiros se multiplicam por quatro hectares, onde crescem dezenas de espécies diferentes. A matéria-prima dá e sobra para manter o pequeno laboratório. No local são fabricados 14 tipos de produtos fitoterápicos. Todas as fórmulas foram desenvolvidas pela UFC. Mas os pesquisadores enfrentam um novo desafio: quando a ciência comprova o poder das plantas, a natureza mostra que está seriamente ameaçada.

Os pesquisadores já deram o sinal de alerta: o país com uma das maiores biodiversidades do mundo corre o risco de ver desaparecer de suas matas algumas das principais plantas medicinais. É o caso da aroeira, que já foi muito comum por todo o semiárido brasileiro, principalmente na Caatinga, e hoje está em extinção. A fama da árvore – de madeira pesada e resistente, muito usada na construção de casas e na fabricação de móveis – foi como uma sentença para a aroeira. Se a árvore sumiu das matas, o remédio é plantar. Agrônomos foram convocados para estudar o ciclo da aroeira e ensinar a cultivar as mudas.

"Nós desenvolvemos uma tecnologia que não precisa de duas coisas. Primeiro, esperar que a aroeira vire uma árvore, o que demora cerca de 20 anos. Segundo, não vamos matar a planta de forma nenhuma", revela Sérgio Horta Mattos.

Os cientistas descobriram que o princípio ativo encontrado na entrecasca da aroeira é o mesmo que está no broto da planta. "Essas substâncias têm um poder antiinflamatório e adstringente muito grande. E essas mesmas substâncias estão na mesma concentração do broto", diz Sérgio Horta Mattos.

E pensar que outras plantas que a ciência nem sequer estudou já estão ameaçadas. "É um exemplo importante. Outras árvores como o cumaru e o juazeiro também estão nesta lista das plantas vulneráveis ou extintas", alerta Mary Anne.

Para a aroeira ameaçada depois de tanto socorrer a população, os versos de agradecimento: "Aroeira do sertão, em nossas mãos servistes de experiência. Agora tu és ciência, a ti a nossa gratidão", declama a doutora em química


MEL DE ABELHA E SEUS BENEFICIOS

0 comentários

O mel é um dos primeiros adoçantes conhecido pelo homem, e antigamente era conhecido como um remédio, e antes da era cristã passou a ser usado como um alimento. O tempo passou e pelo seu maravilhoso aspecto e curiosidade passou a ser estudado a fundo e muitos benefícios foram descobertos.

A ciência nos trouxe estudos maravilhosos sobre o mel e suas características, e existem 3 tipos de mel, e todos são importantes para o homem. Então, fique atento na hora de comprar o mel e ver que tipo de mel está comprando.



Os três tipos de mel são:
Mel de flor de laranjeira - Este tipo de mel é feito à volta de laranjeiras, ele é bem claro e seu sabor é agradável. Este tipo de mel é usado como calmante para pessoas ansiosas e que tem insônia.

Mel silvestre - Este tipo é o mais comum, ele é produzido em locais onde não há predominância de uma determinada planta.Ele é o mais natural, não contém agro-tóxicos por ser produzido na mata onde não predomina muitas espécies de plantas.

Mel de eucalipto - Este mel é produzido na volta onde predomina as plantações de eucalipto. Ele é escuro, e tem um sabor forte. Muitas pessoas anão gostam de seu sabor, por ser forte.Este tipo é usado para clamante da tosse, proteger os pulmões, combater gripes, bronquites e resfriados.

Mel de abelhas benefícios: O mel é rico em carboidratos e foi considerado uma fonte rica em energia e além disso ele contém proteínas, vitaminas e enzimas e ele reforça nosso sistema imunológico.
O mel deveria compor nossa mesa diariamente, por trazer tantos benefícios, pois também regula nossa pressão sanguínea e reduz problemas relacionados a pressão alta, reduzindo e equilibrando suas calorias.

Alguns cuidados para a preservação de seu mel:

- Não coloque na geladeira, pois a umidade pode fazer ele fermentar. Procure colocar ele em lugares frescos e arejados, sem muita luminosiodade.
- O vidro deve estar sempre bem fechado, pois o ar retira seu aroma.
- Atente sempre a sua cristalização, este processo é natural com o verdadeiro mel.

mastruz

0 comentários


Erva que apresenta o caule ramificado e estendido sobre o solo. Suas folhas são bastante divididas e tem cheiro forte e desagradável. Suas flores são muito pequenas e de cor esbranquiçada. Reproduz-se por sementes e floresce no inverno. Cresce espontaneamente nas hortas e quintais das casas. Possui muitas propriedades mediciais. Para preparar medicamentos, usa-se as folhas, sementes e flores. Planta brasileira muito usada pelos índios e escravos no início da colonização.

COMO UTILIZAR O MASTRUÇO:

1º) Xarope: Coloca-se em uma vasilha as folhas com flores e sementes. Adicione água fervente e abafe por 10 minutos. Coe. Adicione açúcar e leve ao fogo novamente até dissolver. Tome uma colher de sopa três vezes ao dia. Este xarope combate a tosse, bronquite e anemia. Para crianças, usar a colher de chá como medida.

2º) Suco: Bater no liquidificador: mastruço, bálsamo, couve e um copo de leite. Tomar de manhã em jejum. Este suco é usado para curar gastrite, úlcera, anemia e reumatismo.

3º) Chá: A infusão feita com as folhas do mastruço serve para estimular o fígado e pâncreas. Tomar uma xícara do chá antes do almoço e jantar.

4º) Tintura: Para aliviar dores reumáticas, taumatismo e contusões. Uso externo.
A tintura tambem é anti-helmíntica (combate verminosoes).

Precauções - Embora muita gente não saiba,esta planta é venenosa. Só pode ser usada em poucas quantidades. Possui efeito abortivo. Em doses muito elevadas,pode levar à intoxicação ou morte

maracujá e seus beneficios

domingo, 14 de novembro de 2010

0 comentários


Benefícios:

* ajuda a baixar as taxas de açúcar do sangue
* bloqueador de gordura
* calmante
* evita a fragilidade dos ossos
* evita a má formação dos dentes
* age contra infecções
* ajuda a cicatrizar os ferimentos
* evita problemas de pele
* evita problemas no aparelho digestivo e no sistema nervoso
* evita a queda dos cabelos.

O maracujá é rico em vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo. Quando ingerido, dá ao organismo betacaroteno, que é transformado em vitaminas A, C, B2 e B3. Além disso, também contém uma substância chamada passiflorina que tem propriedades sedativas, mas não é prejudicial a saúde pois não causa dependência.

Receita da farinha de casca de maracujá:

* Lave numa mistura de água com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa por litro) ou vinagre.
* Corte-os ao meio, retire a polpa.
* Corte a casca em em tiras e leve ao forno durante 30m em lume médio.
* Deixe arrefecer.
* Bata no liquidificador até obter uma farinha.

Deve comer uma comer de sopa antes das 3 refeições principais.

cogumelo do sol

0 comentários

O Cogumelo do Sol é um nome popular do Trametes versicolor que é um cogumelo conhecido mundialmente devido seu grande poder terapêutico. Além de ser um grande aliado ao fortalecimento do sistema imunológico, o Cogumelo do Sol tem sido indicado para muitas outras finalidades após longos estudos e aprovações de que combate e previne muitos males da nossa saúde.

De acordo pesquisas, o Cogumelo do Sol dispõe das seguintes propriedades:

Redutos do mau colesterol – evitando a formação das placas de gorduras;

Rico em antioxidantes – contendo 168 moléculas já apresentadas nas pesquisas;

Fortificante e estimulador da produção da produção das células NK ou CD56 – Combate vírus e bactérias;

Varredor de radicais livres – Eliminando ao radicais que são os causadores de várias doenças;

As principais propriedades terapêuticas do Cogumelo do Sol são:

Câncer: Impede o aparecimento, cura alguns casos, em especial o de pele;

obesidade: cura a obesidade queimando gorduras.

cabeça: mantém a cabeça saudável, livre das dores e enxaquecas.

olhos: reabilita a potência e elimina a catarata.

fígado: melhora suas funções, amolece o fígado duro e resolve problemas vesiculares.

sangue: baixa o colesterol, amacia as veias endurecidas, cura em alguns casos níveis baixos de diabetes, diminui a hipertensão e cura as hemorroidas;

coração: alivia e melhora as doenças cardíacas.

músculos: alivia músculos endurecidos e relaxa o músculo da nuca.

cabelo: reafirma a cor original e evita a calvície.

pulmões: fortifica, cura asma, bronquite e elimina tosse.

rins: cura suas enfermidades, melhor a urina e elimina cálculos renais.

imunomodulador – aumenta as defesas do nosso organismo;

O consumo de Cogumelo do Sol faz com que aumente as defesas naturais, o que significa portanto, a esperança de inibir reações alérgicas e tumores como o câncer.

Atualmente estão sendo descobertos vários outros benefícios gerados pelo Cogumelo do Sol.

As informações são do site www.cogumelodosol.com.br

limão galego

0 comentários

PROPRIEDADES MEDICINAIS E APLICAÇÕES EM GERAL: Na vida doméstica suas aplicações são inúmeras: preparam-se refrigerantes, sorvetes, sucos, molhos, aperitivos, remédios, xaropes, produtos de higiene e limpeza.
Na medicina e na fitoterapia são inúmeras as doenças que o limão cura como: acidez do estômago fígado e da boca, reumatismo, acido úrico, através do uso externo combate à acne. Cura a adenite, adiposidade, afonia, afta, albumina, alcoolismo, amenorréia, amídalas, anemia, angina do peito, apendicite, arteriosclerose, asma, astigmatismo, asma, avitaminose, blenorragia ou gonorréia, bócio, bronquite, brotoejas, câimbras, cálculos renais e da bexiga, calos, calvície, câncer, carne esponjosa, catarata, catarro, caxumba, celulite, ciática, cirrose, cirrose, cistite, conjuntivite, coração, reumatismo dos quadris, diabete, diarréia, dispepsia, dispnéia, dores em geral, edemas, enfisemas, enxaqueca, epilepsia, hemorragia do nariz, erisipela, escarlatina, escorbuto, espermatorréia, estomago, esterilidade, faringite, febres, feridas e ferimentos, fígado, flebite, fístulas, flores brancas, frieiras, furúnculos, garganta, gota, gripe, hemorragias, hemorróidas, hidropisia, hipocondria, histeria, impotência, inapetência, insônia, intestinos, intoxicações, laringite, linfatismo, lombrigas, mau-hálito, miopia, mordeduras, nefrite, neurastenia, obesidade, olhos, orquite (inflamação dos testículos), ouvidos, panarício, paralisia, pele, piorréia, pleuris, prostatite, raquitismo, reumatismo, sangue impuro, sarampo, sarna, seborréia, sífilis, sinusite, soluço, tifo, tireóide, tosse, úlceras, urticária, uretrite, varizes.
O limão contém ainda uma substância chamada “limonemo” que combate os radicais livres, ajuda na manutenção do colágeno, da hemoglobina e atua como anti-séptico.
O consumo regular do limão é fundamental para a preservação da vida e também para promover a longevidade.

acerola e seus beneficios

0 comentários


Benefícios naturais:
Sabe-se, hoje, que pela concentração de ácido ascórbico que contém a acerola, não é apenas indicada na manutenção da saúde, como também evita a debilidade, a irritabilidade, a fadiga, a perda de apetite, além de diminuir a ocorrência de doenças infecciosas e de dores musculares e articulares.

Além disso, pode ser aplicada no combate a gripes e afecções pulmonares, no controle de casos com tendências a hemorragias nasais e gengivais, e como auxiliar nos tratamentos de doenças do fígado. E por tudo isso, a acerola é indicada na dieta de lactentes, crianças e adolescentes, de gestantes e nutrizes de organismos envelhecidos, desnutridos ou debilitados.

Fonte: www.irmaosbenassi.com.br


Nome popular:
Acerola (Aceroleira)
cereja-das-antilhas
cereja-de-barbados
Nome científico:
Malpighia glabra Linn
Família botânica:
Malpighiaceae
Orígem:
Antilhas - América Central

CASTANHA DE CAJÚ

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

0 comentários

A família das castanhas é muito rica em nutrientes. Na lista de seus componentes benéficos entram fibras, proteína, cálcio, ferro, potássio, zinco, selênio, vitamina E, ácido fólico, entre outros. A castanha-do-pará, por exemplo, já ficou famosa por seu alto teor de selênio, mineral que atua no equilíbrio da tiróide (evitando oscilações de peso), previne tumores, fortalece o sistema imunológico e protege contra a ação dos radicais livres. “Uma castanha-do-pará por dia supre todas as necessidades de selênio do organismo”, garante Vanessa Coutinho, coordenadora da pós-graduação em nutrição esportiva e clínica da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro (RJ).

Já amendoim, amêndoa e pistache são boas fontes de proteína e não devem faltar na alimentação de quem não come carne. O zinco, presente especialmente na castanha-do-pará e de caju, tem papel fundamental na produção de glóbulos brancos; magnésio, encontrado na maioria dessas castanhas, ajuda a controlar a pressão e a reduzir sintomas da tensão pré-menstrual; sem falar no potássio, que dá uma mãozinha ao desenvolvimento dos músculos. As gorduras monoinsaturadas presentes nesses alimentos também são uma vantagem e tanto. Elas reduzem o nível de colesterol ruim e aumentam o HDL, o colesterol do bem, responsável por limpar as artérias. Por isso, elas são armas poderosas para afastar as doenças cardíacas. Uma pesquisa norte-americana revelou que duas colheres de sopa de nozes por dia é capaz de reduzir em 13% o nível total de colesterol. “Cada 1% do colesterol reduzido significa 2% a menos de risco de doenças cardiovasculares”, diz Liliana Bricarelo, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo. Mas não se esqueça de que, mesmo sendo do bem, essas gorduras carregam muitas calorias. Um pacotinho de 100 gramas de amendoim ou castanha de caju, por exemplo, vale o mesmo que um Big Mac. Nem é preciso dizer que, consumidas em exagero, acabam como estoque de gordura. Por isso, o recomendado é comer as castanhas no lugar de outro alimento, não apenas adicioná-las à dieta.

Para quem quer usufruir dos benefícios das oleaginosas e ainda perder peso, a amêndoa é mesmo a melhor opção. Além de ser rica em nutrientes, 12 unidades têm menos de 100 calorias. O ideal é consumir essa porção ao longo do dia (quatro unidades no lanche da manhã, quatro no lanche da tarde e quatro antes de dormir, por exemplo). Já a macadâmia é a menos indicada: uma dúzia tem 200 calorias. E cuidado com o amendoim: mal armazenado, pode conter uma toxina cancerígena. Qualquer que seja a sua escolha, o melhor é consumir as oleaginosas cruas. Se não gostar, uma boa alternativa é torrá-las em casa, pois o calor do forno não é suficiente para tirar os benefícios dos nutrientes nelas contidos. Para preservá-las, conserve em lugar seco e afastadas da luz. Se forem industrializadas, confira no rótulo se contêm gordura vegetal hidrogenada e evite os grãos muito salgados, que favorecem a retenção de líquidos. Bom apetite!


Como usar

As castanhas devem fazer parte da sua dieta. Mas, por serem muito calóricas, é necessário consumi-las com moderação. Aqui vão algumas dicas de como inseri-las de forma criativa e deliciosa no seu dia.

No café da manhã:
Misture amêndoas, nozes ou castanhas trituradas no iogurte ou cereal.

Nos lanches:
Elas são excelentes para comer entre as refeições. Para não exagerar, separe em um potinho ou saquinho pequeno a quantidade permitida e coma durante o dia.

Nas refeições:
Adicione as castanhas raladas ou em lascas em saladas, farofas, arroz e sopas. Além de nutrientes, os pratos ganham sabor e textura.

Como aperitivo:
Desse jeito você já conhece. Pistache, amêndoa, amendoim e castanha do Pará e castanha de caju, vão bem com praticamente tudo.

Cuidado para, de grão em grão, não exagerar na quantidade!

UVAS VERDES

0 comentários

Sabemos muito bem que existem diferentes tipos de uvas, como uvas roxas ou verdes, e que elas adquirem cada coloração graças às suas propriedades. Por exemplo, as uvas roxas são assim pelos antocianos que elas contêm, e são pigmentos ausentes nas uvas brancas. Já, as uvas verdes têm uma grande quantidade de taninos, os quais lhes conferem seu sabor e sua cor.

E é justamente aqui quando começamos a falar do benefício de incluir as uvas verdes em nossa dieta para emagrecer.

Consumir uvas verdes a diário é muito útil para as pessoas com dificuldades para emagrecer, pois entre os benefícios das uvas verdes temos a possibilidade de emagrecer um quilo e meio em quatro dias, sempre e quando você seguir uma dieta rigorosa, comendo principalmente uvas verdes.

Para poder levar a cabo esta dieta deve-se cumprir com alguns requisitos. O primeiro deles é ter um bom estado de saúde no momento de começar a dieta. Além disso, é necessário que a pessoa beba a maior quantidade possível de água por dia, assim como condimentar, de forma mínima, cada uma das suas comidas com óleo de oliva e sal.

Comece pelo café da manhã, consumindo um iogurte desnatado, uma infusão e um cacho pequeno de uvas verdes; no almoço ingira duas xícaras de caldo e uvas verdes (todas as que desejar); no café da tarde beba uma infusão ou chá, 1 torrada de pão integral untada com queijo branco dietético e 1 cacho pequeno de uvas; no jantar coma 100 gramas de atum, 100 gramas de salada de folhas verdes e uvas verdes (todas as que desejar).

A uva vermelha e seus benefícios

0 comentários

A uva vermelha e seus benefícios
A videira (vitis, da familia das vitáceas), trepadeira originária da região mediterrânea e do norte da Ásia, é cultivada desde os tempos mais remotos.

Seus frutos – as uvas – constituem excelente alimento de delicioso paladar, sendo consumida fresca, seca (sob a forma de passas), ou em suco, além de ser usada no preparo de vinhos e bebidas alcoólicas (conhaque, licores).

A maior parcela da produção mundial destina-se ao fabrico de vinhos. Suas folhas e frutos contém ácido tartárico, bitartarato de potássio, quercitina, tanino, amilo, ácido málico, inosita, açúcar e cremor tártaro.

Em estudos feitos na Universidade de Harvard nos Estados Unidos, descobriu-se que tomar meia taça de vinho tinto por dia, pode prevenir doenças do coração. Contudo não é o vinho tinto em si que faz bem, e, sim, os flavonóides (pigmentos encontrados na casca vermelha da uva vermelha).

Os flavonóides aumentam as taxas de colesterol bom, o HDL, e ajudam a inibir a produção de substancias responsáveis pelo enrijecimento das artérias. Se tomarmos um copo de suco de uva vermelha, também teremos o mesmo benefício de meia taça de vinho, com a vantagem do suco não ser alcoólico.

Recentemente, foi constatado mais um benefício dessa fruta: suas sementes contêm um composto – chamado polifenol – eficaz para manter a pele jovem. As sementes passaram a servir de matéria prima para cremes e loções.

O uso tradicional e o recomendado pelas recentes descobertas científicas mostram a importância da uva para nossa vida diária.


Maria Lúcia S. Rodrigues – Grupo Samambaia
Fonte: Clube Paulista de Jardinagem

OS BENEFICIOS DO AGRIÃO

0 comentários



Conheça mais o Agrião e veja seus benefícios.

O agrião é usado na medicina natural por ser muito utilizado nas propriedades curativas e cosméticas.

Ele contém glucosaturtósido, iodo, ferro e as vitaminas A, C e E, Veja abaixo quais são suas qualidades:

Depurativo do sangue e diurético: Indicado em caso de gota, artrite, obesidade, retenção de liquido, alimentação com excessiva gordura e carne.

Tonificante: Ele é estimulante sobre o organismo, tem como principal conseqüência a ativação do metabolismo, indicado em caso de fadiga e como auxiliar no emagrecimento.

Expectorante: A palavra glucosaturtósido, que descongestiona as vias ao ser aspirado através da infusão do agrião

Cicatrizante: Ele é maravilhoso para regenerar a pele. As cataplasmas de agrião são aplicadas em caso de feridas, acne, dermatite, caída de cabelo, e até com finalidades cosméticas para melhorar o aspecto da pele.

MELANCIA E SEUS BENEFICIOS

sábado, 23 de outubro de 2010

0 comentários


É leve, antioxidante e diurética, e fornece água e minerais essenciais para o correcto funcionamento do seu organismo.

Juntamente com o melão, é a rainha das frutas de Verão. Para além de ser muito refrescante (cerca de 90% da sua polpa é constituída por água), não engorda e tem imensas propriedades saudáveis, sendo rica em vitaminas (A, C e B) e minerais (cálcio, fósforo e ferro). Ver também benefícios do tomate.

O elevado conteúdo de licopeno faz da melancia uma arma muito poderosa contra problemas cardiovasculares e contra os radicais livres, substâncias nocivas que aceleram o envelhecimento das células, fazendo com que a pele perca firmeza e elasticidade.

Mas não é tudo. O seu poder antioxidante está ainda associado à redução do risco de alguns tipos de cancro, em particular do pâncreas, pulmão, cólon e próstata (as suas sementes também ajudam a preservar a saúde da próstata, pelo que aconselha-se os homens a beber batidos de melancia com as sementes trituradas).

É um diurético excelente, uma vez que reduz a retenção de líquidos. Também tem propriedades depurativas porque ajuda a eliminar substâncias residuais através da urina. É indicada para pessoas que sofram de cálculos renais, ácido úrico elevado ou hipertensão.

Tem um efeito calmante sobre a mente e as emoções. Para potenciar esta acção, é aconselhável ingeri-la em sumo, separando as sementes, que são oleosas e nutritivas. Se, para além disso, lhe juntar umas cerejas sem caroço, vai obter um bom aliado para a pele e um método natural para combater o stress.

Opte pelas que têm marcas amarelas na casca para garantir que escolhe uma madura. Se as manchas forem brancas ou esverdeadas significa que foi colhida antes do tempo e, portanto, não terá sabor.

Na altura de a comprar, agarre-a com uma mão e dê-lhe umas palmadas com a palma da outra. Se o som lhe parecer oco é porque está no ponto certo.

Finalmente, verifique se a superfície não tem cicatrizes, áreas sujas ou amachucadas nem outros defeitos. Se a comprar aos pedaços, certifique-se de que a polpa é firme e sumarenta.

Fonte: http://saude.sapo.pt/prevenir/artigos/geral/alimentacao/ver.html?id=849367

giló e seus beneficios

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

0 comentários

Conhecido na América de fala espanhola como “giló del brasil”, o jiló, provavelmente originário da Índia, é abundante na África e no Brasil. É uma fruta, parente da jurubeba e do pimentão.

Como comprar

A melhor época para comprar jiló é de fevereiro a maio. Devem estar lisos, brilhantes, firmes, sem machucados e sem picadas de insetos. Sua coloração deve ser verde uniforme, pois quando amadurecem e adquirem coloração amarela seu sabor se torna excessivamente amargo e desagradável.

Como conservar

O jiló deve ser limpo e guardado em saco plástico, na geladeira, na gaveta própria para frutas e legumes. Nessas condições podem permanecer por até 4 dias sem se alterar.

Como usar

Se quiser retirar o amargor do jiló, corte-o em 4 partes e deixe de molho em água com sal por cerca de 15 minutos antes de cozinhar.

Para melhor aproveitamento de suas vitaminas, cozinhe o jiló no vapor ou em pouca água, em baixa temperatura, aproveitando a água do cozimento para fazer arroz ou sopas.

Pode ser consumido com ou sem casca. Quando tirar a casca, ela deve ser a mais fina possível, para evitar a perda de valor nutritivo, para isso o ideal é utilizar um descascador de legumes bem afiado.

O jiló deve ser cozido sempre, depois, pode ser refogado ou frito à milanesa ou empanado.

Benefícios à saúde

É boa fonte de vitamina C, vitamina A e cálcio, sendo também rico em vitaminas do complexo B, como as vitaminas B1, B2 e a niacina, particularmente importante para a pele, nervos e aparelho digestivo.

O jiló provoca uma maior secreção de sucos digestivos, auxiliando a digestão dos demais alimentos. Esse fruto guarda também propriedades favoráveis para o fígado, devendo, para surtir o efeito benéfico desejado, ser consumido em refeições sem adição de óleo ou gorduras. Recomenda-se incluí-lo numa dieta redutora de colesterol, juntamente com berinjela e cenoura crua.

exercicios pra labirintite

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

0 comentários

como tratar a labiritinte

0 comentários
0 comentários

ÁCIDO ÚRICO: - Fazer um chá com folha de couve. Não ferver, mas coloque a folha em água fervente e abafe com uma tampa a vasilha. Quando morno, tomar 3 xícaras do chá durante o dia.

ACNE: (ESPINHAS NO ROSTO): Pegar seis pepinos maduros e misturar sua polpa com uma clara de ovo batida, 100 ms de água de rosas e 50 ml de ácool. Colocar tudo em um vidro de boca larga, deixando descansar por 6 dias. Coar em um pano virgem e passar a loção sobre a acne diariamente. Guardar o recipiente bem fechado ao abrigo da luz.

ALCOOLISMO: Pingar numa garrafa de cachaça 9 gotas de leite materno, sem que o alcoólatra saiba. Dê para ele beber, o que vai causar enjôo e acelerar o processo de abandono do vício.

AMEBA: Amassar um punhado de folhas de hortelã, tirar um colher de sopa desse suco e misturar com uma colher de mel de abelha. Tomar pela manhã em jejum.

ANEMIA 1: Pegar uma semente de gergelim e amassar num pilão. Fazer uma mistura num copo de água e deixar descansar por 7 horas. Coar num pano virgem, adoçar e tomar em jejum. Fazer esse tratamento por 9 dias.

ANEMIA 2: Bater no liquidificador uma beterraba e uma cenoura, e adoçar a vontade. Tomar um copo 3 vezes ao dia.

ASMA 1: Num copo americano virgem, encher com leite e dar ao paciente para que beba a metade. Logo após, cobrir com papel ou plastico a boca do copo com o restante do leite, utilize um elástico ou um barbante e enterra-lo embaixo de uma árvore, num local onde o paciente jamais irá passar. À medida que o leite for secando, os sintomas da doença desaparecerão.

ASMA 2: Ferver em 1/2 litro de água os seguintes ingredientes: 2 pedaços de canela, 1 flor de mamão macho e 3 folhas de laranjeira. Adoçar com mel e tomar uma xícara(de café) 4 vezes ao dia (de manhã, após as refeições e à noite).

AZIA 1: Bater no liquidificador um copo com leite, juntamente com a metade de uma maçã e uma folha pequena de couve. Beber o líquido vagarosamente.

AZIA 2: Pegar uma colherinha de pó de café e colocar sobre a língua até dissolver. Engolir aos poucos juntamente com a saliva. A melhora será quase que instantânea.

AZIA 3: Pegar um pedaço de pão de trigo integral (se for preto é melhor) e levá-lo ao fogo para torrar até virar carvão, de modo que fique preto por dentro e por fora. Comer lentamente este carvão, e a azia e a má digestão desaparecerão por completo.

BRONQUITE 1: Num vidro que comporte a quantidade a ser preparada, colocar 50 gramas de flores de sabugueiro e 1 litro de mel. Tapar o vidro, deixando-o num local bem seco para receber os raios solares, durante 3horas. Num buraco de aproximadamente 40 cm enterrar o vidro. Após 9 dias, desenterrá-lo e iniciar o tratamento, tomando 4 colheres (de sopa) por dia.

BRONQUITE 2: Pegar cinco folhas de mastruço e colocar num recipiente com água, deixando ferver durante 8 minutos, adicionar leite e coar. Tomar em jejum.

CALO NOS PÉS: Amassar um dente de alho e misturar numa colher de sopa de azeite quente. Colocar a substancia obtida sobre o calo, envolvendo com gaze. Repetir esta operação durante alguns dias e a calosidade desaparecerá.

CASPA 1: Ralar uma cebola roxa de tamanho médio, juntamente com a casca de um limão. Esfregar no couro cabeludo e deixar agir por 15 minutos. Enxaguar em seguida.

CASPA 2: Após lavar a cabeça com o xampu de sua preferência, espremer um limão e passar o seu suco na cabeça, massageando bem o couro cabeludo. Enxaguar, em seguida, em água morna.

CATAPORA: Para o tratamento rápido da catapora, deve-se chamuscar no fogo 3 grãos de milho e jogá-los embaixo da cama do paciente, sem que este saiba.

CATARATA: Colocar uma gota de mel de jataí 1 a 2 vezes ao dia no olho afetado.

CATARRO NO PEITO: Pegar três cebolas picadinhas e colocar sobre elas um punhado de açúcar, utilizando para isso um prato. Deixar o prato uma noite no sereno e, no dia seguinte, tomar a água que se formou. Em seguida, tomar um banho em água bem morna.

CELULITE: Passar suco de limão galego na região afetada durante 30 dias, lavando em seguida. Deve-se tomar muito cuidado com a exposição ao sol, que poderá gerar manchas bem marcantes e feias.

CICATRIZAÇÃO DE CORTE: Fazer um chá com algumas cascas de jatobá. Banhar o local afetado e repetir todos os dias, até a cicatrização do corte.

CISTITE: Leve ao fogo em um litro de água 9 folhas de abacateiro, 9 sementes de melancia e cabelo de 9 espigas de milho. Ao iniciar a fervura, retirar do fogo e deixar esfriar. Diariamente, tomar com um pouco de açúcar ou adoçante, substituindo a água em caso de sede.

COCEIRA 1: Pegar um pouco de noz moscada, agrião e mostarda picada. Juntar tudo e ferver, coar e tomar uma xícara 2 vezes ao dia.

COCEIRA 2: Ferver numa vasilha 7 folhas de caledônia, durante 7 minutos. Banhar-se com essa água quando já estiver fria.

COLESTEROL: Pegar uma cabeça de alho e álcool de cereais. Descascar o alho e fazer pequenos cortes nos dentes. Colocar num vidro e encher com o álcool, deixando permanecer assim por 15 dias. Tomar 5 gotas ao dia, diluídas em meio cópo de água.

CÓLICAS RENAIS: Preparar um chá com a casca de um abacaxi inteiro, após lavá-la muito bem, em meio litro de água. Deixar ferver até a água ficar reduzida a metade. Aguardar o chá esfriar e tomar dividindo em 2 porções,ingerindo a segunda parte 2 horas após a primeira.

CORAÇÃO: Fazer um chá com 3 pedaços do olho ou nó da cana.Tomar meio copo 1 vez ao dia.

CÓLICA DE CRIANÇA: Colocar uma colher de chá de semente de coentro em um copo com água fervente e abafar. Dar pra criança tomar 3 vezes ao dia.

CÚTIS: Para se ter uma pela limpa e bonita, basta recolher a água da chuva num recipiente e banhar o rosto com ela durante 3 dias. Os resultados serão logo bastante visíveis.

DIABETES 1: Pegar um mamão e fazer um orifício em uma das suas extremidades. Tirar as sementes e mandar o diabético urinar dentro. O mamão deve ser tampado e enterrado num local em que jamais o doente irá passar.

DIABETES 2: Fazer um chá das folhas do caju roxo ou amassar a sua casca e deixar de molho durante 24 horas. Tomar 3 vezes ao dia.

DIARRÉIA: Pegar uma romã cortada em cruz e 3 brotos de goiabeira com uma xícara de água e levar ao fogo. Feito o chá, deixe esfriar e dê para o doente. Logo estará curado.

DORES REUMÁTICAS: Pegar 21 folhas de eucalipto e coloca-las em l litro de álcool,deixando em infusão por 4 dias. Logo após, aplicar essa solução com leves massagens, na região afetada.

puejo e seus beneficios

0 comentários
O poejo (Mentha pulegium) é uma das espécies mais conhecidas do género Mentha. Da família Lamiaceae, é uma perene cespitosa de raízes rizomatosas que cresce bem em sítios húmidos ou junto de cursosfluviais, onde pode ser encontrada selvagem entre gramíneas e outras plantas. Os seus erectos talos quadrangulares, muito ramificados, podem chegar a medir entre 30 a 40 cm. As folhas são lanceoladas e ligeiramente dentadas, de cor entre os verdes médio e escuro. Dispõem-se opostamente ao longo dos talos. As diminutas flores rosadas nascem agrupadas em densas inflorescências globosas. (Fonte: Wikipedia)
Poejo

Poejo

Nomes Populares:

  • erva de são lourenço,
  • poejo das hortas
  • poejo real,
  • menta selvagem
  • menta silvestre

Propriedades:

  • Funciona como tônico;
    • Excitante;
  • E bom contra dores de barriga;
    • contra gases;
    • enjôo;
    • espasmos gastrointestinais;
    • colecistite;
  • Auxilia na ausência de menstruação;
  • Em dores histéricas;
  • Em forma de chá atua como expectorante nas bronquites.
  • Estimula o apetite

Cuidados:

  • Pode ser abortiva

Foto do poejo por Quinta do Sargaçal

abacaxi e seus beneficios

0 comentários


O abacaxi também conhecido como ananás pertence à família das bromelíaceas, é oriundo da América do Sul e cultivado em qualquer região quente do planeta. O abacaxi tem uma enorme aceitação em toda parte do mundo, desde o natural como industrializado. É um alimento rico
em Vitamina C, betacaroteno e Vitaminas do complexo B e minerais como cálcio: manganês, potássio e ferro e fibras, que são importantes para uma vida saudável. Alem disso contém uma poderosa enzima, chamada bromelina. A segundo revela as pesquisa, esta enzima pode ajudar na redução de inflamações de muitas causas e também contribui para uma boa digestão. Além disso é essencial para as pessoas do grupo sanguíneo A. Sendo rico em fibras solúveis é otimo para controlar os níveis de colesterol no sangue, acelera a cicatrização dos tecidos, é indicado para pedra nos rins, hipertensão arterial, anemias; Para quem quer perder peso o abacaxi é importante, (principalmente quem tem retenção de líquidos). Uma boa dica para quem gosta daquele churrasco, daquele picanha, pois o ananás favorece a digestão.
Na culinária o abacaxi faz uma verdadeira revolução, como: desde refeições firas e quentes:Variedades de mousses, bolos, cremes, sorvetes, saladas, sucos, coqueteis e pratos quentes; como frango com abacaxi, costelas de porcos com abacaxi, carnes com abacaxi e muitos mais só depende da sua criatividade.
Dicas de como podemos nos beneficiar desta fruta maravilhosa:

-Regime emagrecimento
Café da manha:
Importante inclui varias frutas, pois comer só o abacaxi não é aconselhável, pode fazer mal ao estômago. Portanto acrescente 1 fatia de pão integral com queijo magro e 1 copo de leite de soja, ou leite magro.
Lanche da manha
2 fatias de abacaxi, não esqueça de inclui outras frutas
1 iogurte magro
Almoço
Fica a seu critério, uma dica, salada crua, legumes cozidos, arroz integral acompanhado de uma poção de feijão ou lentilhas, carne branca.
Sobremesa
Frutas a seu gosto
Lanche da tarde
2 fatias de abacaxi
Jantar
Prefira sopa de legumes ou salada crua acompanhada de carne grelhada
Ceia da noite
1 chá a seu gosto, desde que não seja chá preto ou 1 copo de leite de soja ou leite magro com uma torrada integral.

Dica importante: Para um bom resultado de emagrecimento é beber 2 litro de agua por dia, principalmente quando fazemos uso de fibras, pois a fibras sem agua prende o nosso intestino.

-Pedra nos Rins:
Ferver a casca de 1 abacaxi em 1 litro de água durante 15 minutos, beber durante o dia.

-Memoria:
2 fatias de abacaxi por dia

Xarope: 3 fatia da casca, 1 copo de água, 2 colheres de mel. Triturar, coar e beber

-Celulite:
5 fatias de casca de abacaxi, 10 folhas de hortelã, triturar tudo no liquidificador, coar e beber 1 vez ao dia antes de deitar, durante 60 dias.

-Sucos terapêuticos:

Benefícios: suco (sumo) enzimático, rico
-Para ter um dia bem animado.

1 abacaxi bem maduro, 7 gramas de hortelã e 7 de gengibre passa pela centrífuga.
Rende: 1 copo em potássio. É indicado para as pessoas hipertenso, resfriado e problemas respiratórios. E ainda dá bastante alegria.

-Hipertensão Arterial:
2 fatias de abacaxi
1 copo de leite de soja
1 pêra
9 morangos
1 limão
3 folhas de alface
Açúcar mascavo ou mel ao seu gosto

Bater tudo no liquidificador e tomar logo a seguir.

-Sucos para digestão:
1 fatia de abacaxi
1 colher (sopa) da poupa de abacate
1 fatia média de mamão
1 pedaço (100g) de abóbora
1 colher (café) de canela
1 colher (sopa) de erva-cidreira
1 copo de agua

Triturar todos o ingredientes no liquidificador.

-Suco para desintoxicar:
3 fatia de abacaxi
1 a 2 cenoura
1 maço de hortelã
1 copo (250ml) de água, caso for usar no liquidificador

Bater tudo no liquidificador ou passar na centrífuga.

unha de gato e seus beneficios

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

0 comentários

Alguns comentários indicam que os indígenas da região da Floresta Amazônica vêm usando a Unha-de-gato como remédio há pelo menos 2.000 anos, principalmente para tratar problemas gastrointestinais, úlceras, disenterias e como agente antiinflamatório. Hoje em dia existem vários efeitos terapêuticos atribuídos à Unha-de-gato, um dos efeitos é a eficácia no tratamento de desordens do estômago e intestino, e pesquisas demonstrando os efeitos benéficos da Unha-de-gato como tratamento auxiliar para a AIDS. Já existem vários estudos de que a Unha-de-gato auxilia no tratamentos de alguns tipos de câncer.

A Unha-de-gato também é um poderoso antiinflamatório natural, usado contra resfriados, gripe e viroses.

Em alguns de seus empregos terapêuticos revelaram grandes possibilidades nos tratamentos de:

• Doenças inflamatórias
• Degenerativas
• Artrite reumatóide
• Renite / Sinusite
• Alergias em geral.

O extrato de Unha de Gato tem uma imensa capacidade de lavar essa camada purificando e tratando a flora intestinal, ajudando no melhor absorvimento dos nutrientes essenciais à saúde, e na recuperação de pacientes que sofrem de desequilíbrios na flora intestinal, tais como:

• Diverticulite
• Colite
• Gastrite / Úlceras
• Parasitas.

O extrato de Unha de Gato enfraquece a atividade mutagênica alterada pelo cigarro. Essa atividade anti-mutagênica está incluída ao efeito antioxidante da planta, que atua dificultando os terríveis males do cigarro:

• Envelhecimento precoce
• Câncer pulmonar
• Impotência e frigidez sexual.

O extrato é natural, não causa dependência, não possui efeitos colaterais nem acarretará em danos ao organismo.

própolis e seus beneficios

0 comentários

O Propolis é uma substância produzida pelas abelhas, a partir de substâncias de origem resinosa que estas colhem do pólen e das árvores, sendo posteriormente misturadas com secreções da própria abelha. Desta mistura, resulta uma substância rica em aminoácidos, vitaminas e bioflavonóides com um poderoso efeito antioxidante e uma acção anti-bacteriana/antibiótica.

É usado para vedar e isolar a colmeia do frio, embalsamar insectos ou outras abelhas intrusas. A sua propriedade mais interessante, proveniente da sua resina, reside no facto de eliminar todos os microorganismos e outros agentes infecciosos que entrem em contacto com a colmeia, mantendo os favos em condições de assepsia.

Desde há aproximadamente 2000 anos, que vários povos se aperceberam dos benefícios do Propolis, canalizando-os no sentido de melhorar a sua própria saúde.

Recentemente, estudos mais profundos e credíveis, têm confirmado os seus benefícios, que passamos a citar:

Acção anti-bacteriana, anti-fúngica e anti-viral

Vários trabalhos realizados com o Propolis confirmam a sua poderosa acção anti-bacteriana, sendo por isso que este é designado por antibiótico natural, chegando mesmo a ser baptizado por investigadores Russos de penicilina.

A grande vantagem do Propolis em relação aos antibióticos comuns, é que este, ao contrário dos ditos antibióticos, actua somente destruindo as bactérias nocivas, preservando as benéficas, como é o caso das bactérias da flora intestinal. Por outro lado, os trabalhos publicados, indicam que as bactérias não criam resistência ao Propolis, como acontece com os antibióticos sintéticos, impedindo que estas se tornem ainda mais nociva, perigosas e resistentes ao antibiótico.

É muito eficaz no combate, de bactérias como a Salmonella e Helicobacter pylori entre outras. A sua acção estende-se ainda a fungos como a Candida albicans e vírus como o do herpes e de gripe; daí, a sua maior utilização nas épocas mais frias como meio preventivo do aparecimento de gripes, constipações, pneumonias, resfriados e afecções do aparelho respiratório.

Função imunoestimulante
Vários trabalhos revelam a acção do Propolis no que concerne ao fortalecimento do sistema de defesa do nosso organismo - o sistema imunitário. Para além do seu efeito anti-microbiano, o facto de estimular as células imunitárias, torna o Propolis um potente agente anti-infeccioso.

Combate os radicais livres
Os radicais livres são compostos altamente agressivos e muito prejudicais ao organismo humano. A melhor forma de combatê-los, é através da acção dos antioxidantes. O Propolis possui uma acção antioxidante, preservando a acção da vitamina C - um potente antioxidante anti-envelhecimento.

Benefícios no tracto respiratório
A utilização do Propolis mostrou ter uma acção benéfica como coadjuvante no tratamento das afecções da boca e do tracto respiratório superior no caso das gripes, constipações, asma, bronquites, amigdalites, rinites, faringites, catarro e excesso de expectoração.

Função cicatrizante e regeneradora dos tecidos
Devido à sua capacidade de cicatrização e regeneração dos tecidos, o Propolis mostra-se eficaz no tratamento de dermatites, feridas, úlceras varicosas e queimaduras.

Alívio de dores, na boca e oro-faringe
A sua função anestésica a nível bocal, fazem do Propolis um excelente suplemento no combate a afecções dentárias, amigdalites, dores de garganta, dores de dentes, entre outras.

Outros benefícios
Para além deste variado leque de acções, o Propolis é ainda usado como coadjuvante no tratamento de úlceras gástricas, infecções intestinais, infecções urinárias e inchaços.

Escute a Natureza, ela pode realmente ajudá-lo!

Selecção eNetural com Propólis
- Propólis Forte Biover
- Spray Oral Biover
- Propólis Complex Biover
- Equinácea + Propólis
- Progerme Cápsulas
- Bronqutosse Xarope


Revista EcoNews Nº 7

0 comentários:

Postar um comentário